Categories: Uncategorized

Fabricantes de OLED fazem as contas

Se no ano passado a tecnologia OLED dividiu as manchetes com os TVs 4K, desta vez – como comentamos durante a CES – foi uma goleada. Mas isso não quer dizer que os displays orgânicos estão esquecidos, nem que deixaram de ser “a TV do futuro”. Uma pesquisa divulgada esta semana nos EUA estima que em 2014 serão vendidos em todo o mundo cerca de 50 mil TVs OLED – a previsão é de 10 milhões em 2018!

A maior parte desses painéis, por enquanto, sairá das fábricas da LG, o único fabricante que está, de fato, investindo pesado na tecnologia, e com pretensões de curto prazo. Sim, na CES vimos modelos também da Samsung, Panasonic e uma série de marcas chinesas, incluindo as gigantes Hisense e TCL. A maioria eram TVs de 55 polegadas, e isso tem uma explicação: quase todo mundo – inclusive os chineses – está comprando os painéis internos da própria LG (exceção, claro, é a Samsung).

Segundo o site especializado Advanced Television, a estratégia da LG para dominar essa fatia do mercado é dividi-lo em dois: uma linha de aparelhos mais refinados, incluindo os de tela curva, a ser distribuída através de lojas especializadas; e outra com produtos mais “populares”, buscando aumentar os volumes a curto prazo. Na CES, a empresa exibiu OLEDs de três tamanhos: 55″, 65″ e 77″, sendo que o primeiro e o terceiro estavam em demonstração também nas versões de tela curva; um deles, inclusive, permite que o próprio usuário regule a curvatura através do controle remoto (este vídeo, feito no estande da Samsung, mostra como funciona). Já comentamos também que a LG é a primeira a montar esse tipo de TV no Brasil.

Vale lembrar que a LG utiliza um tipo de painel diferente de Samsung e Panasonic, por exemplo: o chamado WOLED, ou “OLED branco”, que tem custo inferior (mais detalhes aqui).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago