Categories: Uncategorized

A primeira transmissão em 8K

Aconteceu no dia 20 de janeiro, mas não foi muito divulgado. E só podia ser no Japão: a emissora estatal NHK realizou uma transmissão experimental de conteúdo gravado em 8K utilizando antenas UHF. O sinal foi captado perfeitamente e reproduzido num TV localizado a 27km de distância do laboratório mantido pela NHK na cidade de Hitoyoshi, região sul do país. Foi a primeira vez em que se conseguiu transmitir conteúdo tão sofisticado pelo ar usando meios terrestres; os testes anteriores haviam sido feitos via cabo ou satélite.

Não é pouca coisa. Já comentamos aqui sobre o padrão de televisão 8K, também chamado Super Hi-Vision. A resolução é de 7.680 x 4.320 pixels, equivalente a 16 vezes a atual Full-HD e quatro vezes a Ultra-HD (4K). Imaginem a quantidade de dados transportados, algo como 33 milhões de pixels. Segundo a NHK, à velocidade de 60 quadros por segundo (fps) e sem compressão, a taxa de transferência é de absurdos 24 Gigabits por segundo (Gbps). No caso, foi usado um software de compressão para fazer o sinal caber numa faixa de frequência aérea padrão, de 6MHz, além de métodos complementares de adequação do sinal de vídeo (multiplexação, polarização etc). As antenas de transmissão e recepção também não foram como as nossas UHF; são usados blocos de antenas para aumentar a potência. Mais detalhes podem ser encontrados, em inglês, neste link.

Só lembrando: imagens em 8K já foram captadas pela NHK no ano passado, em parceria com a TV Globo, durante o carnaval carioca. Na Olimpíada de Inverno, que começa esta semana em Sochi (Rússia), novos testes serão realizados, assim como na Copa do Mundo, em junho/julho. Os japoneses calculam que transmissões regulares com essa qualidade só acontecerão por volta de 2023.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • A tecnologia é sempre surpreendente:quando chegou o Full-HD,pensei estarmos no auge da qualidade de imagem;chegou o 4K que achei maravilhoso;agora me vêm com o 8K...nem faço idéia como seja(rsrsrs).Difícil imaginar o que vem depois mas é certeza que vem...

  • Uma vez, dirigindo, me perguntei se algum dia assistir TV, será como olhar um cenário real através de um vidro como o para-brisas. É um bom teste de Turing adaptado (no caso, não diferenciar uma coisa de outra).

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago