Categories: Uncategorized

Semp Toshiba busca volta por cima

Tradicionalmente uma empresa fechada e conservadora, a Semp Toshiba está de volta ao mercado com novas armas. Na verdade, não é propriamente uma volta – fundada em 1942, nunca esteve fora de combate. Mas sofreu um grande abalo entre 2010 e 2012, quando uma série de fatores levaram a prejuízos inéditos na história do grupo. Em maio do ano passado, Affonso Brandão Hennel, filho do fundador, decidiu reassumir o controle. Aos 83 anos, mas ainda em boa forma, Hennel afastou o filho, Affonso Antonio Hennel, e montou uma nova diretoria com a missão de, literalmente, colocar a casa em ordem. Descobriram-se erros de gestão e/ou avaliação que explicavam boa parte do estrago. Nesse período, cerca de 1.000 funcionários foram demitidos, e o grupo foi redesenhado.

A marca STi, por exemplo, que vinha ganhando força nos últimos anos, está sendo desativada. A ideia é trabalhar sobre os dois principais patrimônios de marketing do grupo: as marcas Semp e Toshiba. Devido à perda das vantagens fiscais concedidas pelo governo da Bahia, a fábrica de notebooks construída em Aguas Claras, região metropolitana de Salvador, foi fechada, com transferência da unidade fabril para Manaus.

Em janeiro último, Ricardo Freitas, um dos homens de confiança de Brandão, assumiu a presidência executiva para, enfim, retomar a disputa pela preferência do consumidor. Segundo ele, a ideia agora é focar nos produtos que sempre foram a “alma” da empresa: TVs, aparelhos de som e home theater, além – é claro – de notebooks e tablets, que continuarão sendo produzidos em cooperação com a Toshiba Corporation. Aliás, Freitas desmente a notícia, tantas vezes divulgada (inclusive aqui), de que houve um rompimento com os japoneses. “Ao contrário, eles detêm 40% da empresa e estão participando ativamente de todo esse processo.”

Só relembrando: a brasileira Semp (Sociedade Eletromercantil Paulista), fundada em 1942, e a japonesa Toshiba (Tokyo Shibaura), nascida em 1939 da fusão de duas empresas já com 50 anos de história na época, uniram forças em 1977, criando a Semp Toshiba S.A.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago