toshibaTradicionalmente uma empresa fechada e conservadora, a Semp Toshiba está de volta ao mercado com novas armas. Na verdade, não é propriamente uma volta – fundada em 1942, nunca esteve fora de combate. Mas sofreu um grande abalo entre 2010 e 2012, quando uma série de fatores levaram a prejuízos inéditos na história do grupo. Em maio do ano passado, Affonso Brandão Hennel, filho do fundador, decidiu reassumir o controle. Aos 83 anos, mas ainda em boa forma, Hennel afastou o filho, Affonso Antonio Hennel, e montou uma nova diretoria com a missão de, literalmente, colocar a casa em ordem. Descobriram-se erros de gestão e/ou avaliação que explicavam boa parte do estrago. Nesse período, cerca de 1.000 funcionários foram demitidos, e o grupo foi redesenhado.

A marca STi, por exemplo, que vinha ganhando força nos últimos anos, está sendo desativada. A ideia é trabalhar sobre os dois principais patrimônios de marketing do grupo: as marcas Semp e Toshiba. Devido à perda das vantagens fiscais concedidas pelo governo da Bahia, a fábrica de notebooks construída em Aguas Claras, região metropolitana de Salvador, foi fechada, com transferência da unidade fabril para Manaus.

Em janeiro último, Ricardo Freitas, um dos homens de confiança de Brandão, assumiu a presidência executiva para, enfim, retomar a disputa pela preferência do consumidor. Segundo ele, a ideia agora é focar nos produtos que sempre foram a “alma” da empresa: TVs, aparelhos de som e home theater, além – é claro – de notebooks e tablets, que continuarão sendo produzidos em cooperação com a Toshiba Corporation. Aliás, Freitas desmente a notícia, tantas vezes divulgada (inclusive aqui), de que houve um rompimento com os japoneses. “Ao contrário, eles detêm 40% da empresa e estão participando ativamente de todo esse processo.”

Só relembrando: a brasileira Semp (Sociedade Eletromercantil Paulista), fundada em 1942, e a japonesa Toshiba (Tokyo Shibaura), nascida em 1939 da fusão de duas empresas já com 50 anos de história na época, uniram forças em 1977, criando a Semp Toshiba S.A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *