Categories: Uncategorized

Exportando automação para a China

Invertendo um processo já tradicional na indústria brasileira de eletreletrônicos, a empresa Neocontrol, com sede em Belo Horizonte, começou a exportar componentes para o mercado chinês. Desenvolvedora de soluções para automação residencial e predial, a empresa é uma das que mais têm crescido no país. No ano passado, se uniu à gigante francesa Somfy e, através dessa parceria, conseguiu atingir mercados internacionais, especialmente na América Latina. Agora, começa a desbravar simplesmente o maior mercado do mundo.
Conversei com Gabriel Peixoto, sócio e cofundador da Neocontrol, que demonstrou seu entusiasmo com a nova oportunidade. Esta surgiu a partir da constatação de que a indústria eletrônica chinesa, embora altamente eficiente no hardware, não tem a mesma desenvoltura em software. Daí por que o mercado de automação por lá ainda não decolou. “Na próxima semana, participaremos de uma feira na China, justamente para mostrar a eles nossos produtos e as soluções que desenvolvemos no Brasil, que são mais baseadas em software”.
Uma das atrações no estande da Neocontrol será o micro-módulo dimmer/relay, que segundo Gabriel é o menor do mundo e pode ser usado em comandos de automação em geral, além de controles de iluminação, segurança, cortinas elétricas etc. Os chineses certamente poderão copiar o módulo (se é que já não estão). Difícil será copiar a “inteligência” ali contida.
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • É uma notícia bem curiosa, nós exportando para os Chineses, sendo q o cenário natural é nós importar-mos deles!

    Realmente é algo muito notavél, considerando que pelo menos 89% aproxidamente dos produtos no Brasil e no mundo são provenientes da China.

    Fik aqui os parabéns a Neo Control, pela proeza realizada, exportando a tecnologia Brasileira ao mundo. $UCE$$O!!

  • Primeiramente meus parabéns a toda Neo Control, é uma realidade que começa a ser notável em nosso pais empresas serias e comprometidas alcançando alvos que muitos ainda acham inalcançáveis, esta ai então um exemplo a ser seguido de seriedade e eficiência Neo Control.

    Meus parabéns e que ainda possamos buscar cada vez mais alvos "inalcançáveis".

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago