Invertendo um processo já tradicional na indústria brasileira de eletreletrônicos, a empresa Neocontrol, com sede em Belo Horizonte, começou a exportar componentes para o mercado chinês. Desenvolvedora de soluções para automação residencial e predial, a empresa é uma das que mais têm crescido no país. No ano passado, se uniu à gigante francesa Somfy e, através dessa parceria, conseguiu atingir mercados internacionais, especialmente na América Latina. Agora, começa a desbravar simplesmente o maior mercado do mundo.
Conversei com Gabriel Peixoto, sócio e cofundador da Neocontrol, que demonstrou seu entusiasmo com a nova oportunidade. Esta surgiu a partir da constatação de que a indústria eletrônica chinesa, embora altamente eficiente no hardware, não tem a mesma desenvoltura em software. Daí por que o mercado de automação por lá ainda não decolou. “Na próxima semana, participaremos de uma feira na China, justamente para mostrar a eles nossos produtos e as soluções que desenvolvemos no Brasil, que são mais baseadas em software”.
Uma das atrações no estande da Neocontrol será o micro-módulo dimmer/relay, que segundo Gabriel é o menor do mundo e pode ser usado em comandos de automação em geral, além de controles de iluminação, segurança, cortinas elétricas etc. Os chineses certamente poderão copiar o módulo (se é que já não estão). Difícil será copiar a “inteligência” ali contida.

2 thoughts on “Exportando automação para a China

  1. É uma notícia bem curiosa, nós exportando para os Chineses, sendo q o cenário natural é nós importar-mos deles!

    Realmente é algo muito notavél, considerando que pelo menos 89% aproxidamente dos produtos no Brasil e no mundo são provenientes da China.

    Fik aqui os parabéns a Neo Control, pela proeza realizada, exportando a tecnologia Brasileira ao mundo. $UCE$$O!!

  2. Primeiramente meus parabéns a toda Neo Control, é uma realidade que começa a ser notável em nosso pais empresas serias e comprometidas alcançando alvos que muitos ainda acham inalcançáveis, esta ai então um exemplo a ser seguido de seriedade e eficiência Neo Control.

    Meus parabéns e que ainda possamos buscar cada vez mais alvos “inalcançáveis”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *