Categories: Uncategorized

Áudio, na era da conveniência

Nos EUA, a CEA (Consumer Electronics Association) divulgou que 16% dos consumidores possuem algum tipo de caixa acústica sem fio; e que 28% dos demais pretendem adquirir uma nos próximos dois anos. E mais: 10% já têm um sistema de multiroom também sem fio, produto que interessa a 44% dos demais.

Não sei até que ponto essas pesquisas são confiáveis. Pelo volume de estudos do gênero que são divulgados a cada semana, tem-se a impressão de que os americanos não fazem outra coisa além de responder questionários. Mas não deixa de ser uma referência – e, no caso, reforçada pelas evidências que vemos a toda hora. Conveniência, mais do que qualidade, é a palavra do momento em áudio, para o bem ou para o mal.

Nos últimos anos, uma das empresas que mais vêm crescendo no mercado internacional é a californiana Sonos, especializada exatamente em caixas acústicas sem fio. São produtos baratos, feitos para quem está acostumado a ouvir música em computador e quer fazer um upgrade na qualidade do áudio. Tudo se baseia na comunicação sem fio (via Wi-Fi) e em aplicativos. Segundo a consultoria FutureSource, esse tipo de produto já representa 17% de toda a indústria de áudio no mundo, que em 2013 vendeu US$ 10 bilhões.

Bem, a Sonos é a estrela ascendente desse segmento. Segundo a revista Business Week, faturou US$ 535 milhões em 2013, e agora conseguiu mais US$ 135 milhões de investidores; já tem 200 patentes e 900 funcionários em 60 países (no Brasil, ainda não, mas na Bolivia sim). Em março, tirou da Microsoft o homem que dirigia a divisão Xbox. Criou, por assim dizer, um “novo” mercado. Que agora começa a ser atacado por gigantes como Samsung, LG, Sony, Bose e outras.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago