Categories: Uncategorized

Afundando nas redes sociais

Há alguns dias, comentamos aqui sobre o aumento da publicidade online, que nos EUA superou em 2013, pela primeira vez, a da televisão. O tema se presta a muita polêmica. Uma discussão que ocorre na internet, por exemplo, refere-se à relevância das redes sociais, especialmente o Facebook, que nos últimos dois ou três foi elevado à condição de novo paradigma publicitário. A teoria, por si só controversa, é de que basta estar no FB para ser visto, comentado, “curtido” e compartilhado. Desde que a empresa fundada por Mark Zuckerberg abriu seu capital, teve que sair à caça de publicidade. Os analistas financeiros logo perceberam que, até então, apenas Zuck e alguns de seus diretores estavam ganhando dinheiro.

Neste vídeo, um blogueiro americano chama o Facebook simplesmente de “fraude”, acusando a empresa de manipular os posts dos usuários para favorecer certos anunciantes e/ou parceiros (e mostrando como isso é feito). Um outro, Phil Anderson, criou uma conta do tipo “pegadinha” para provar que os números fornecidos pelo FB eram falsos; Anderson também mostrou os números (veja aqui). Agora, reportagem do IDG Now revela que “as empresas estão abandonando o Facebook”, citando vários casos nos EUA.

Melhor ainda foi a campanha desencadeada na semana passada por um grupo, até agora não identificado, que acusa o FB de forçar seus usuários a pagar para enviar mensagens aos “amigos”. “Já faz tempo que o Facebook mostra o conteúdo apenas para a minoria dos nossos fãs”, diz o texto da campanha, simbolizada por uma adaptação à italiana do famoso logotipo do “curtir” (acima).

Será que tudo isso é, como gostam de dizer os políticos quando apanhados em flagrante, uma “campanha difamatória” da oposição, digo, da concorrência (leia-se Google)? Na dúvida, pelo menos por enquanto, é melhor não colocar seu dinheiro no Face.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago