Categories: Uncategorized

Indústria adere ao HDBaseT

“Imagine o dia em que você só precisará de um cabo. Só um”, diz a chamada para o encontro anual da HDBaseT Alliance, que acontece no próximo dia 19 em Macau (China). O encontro é promovido por três gigantes (LG, Samsung e Sony), em parceria com a israelense Valens, dona da patente do HDBaseT, padrão de conexões que já começou a causar uma pequena revolução.

O fato de essas três marcas estarem no topo dos apoiadores é sugestivo: indica que provavelmente teremos, a médio prazo, aparelhos voltados ao consumo de massa adotando o padrão. Hoje, o HDBaseT ainda é de uso restrito a grandes projetos de redes e automação. Seu custo é muito mais alto e, por ter sido homologado somente em 2010, pode-se considerá-lo ainda “uma criança” em termos de conhecimento por parte dos profissionais. Suas vantagens, no entanto, já são de domínio público (vejam aqui).

A lista de empresas integrantes da Alliance vem aumentando expressivamente nos últimos meses. Já estão ali marcas como Epson, Panasonic, Crestron, Belkin, Control 4, Philips, NEC, Kramer, Schneider e Savant, só para citar as mais conhecidas no Brasil. Semana retrasada, durante a NAB, em Las Vegas, vários fabricantes de projetores e displays anunciaram sua adesão. E, no mercado brasileiro, estão se multiplicando as opções em produtos que utilizam HDBaseT, de marcas como Atlona, Integra, Absolute Acoustics e Discabos, entre outras.

Não, ainda não é “o fim do HDMI”, como alguns apressadinhos estão dizendo. Mas pode ser o começo do fim, por que não?

Em tempo: não me perguntem o que significa a bela ilustração acima, extraída do site CE Pro. Não faço a menor ideia. Aliás, se alguém souber, agradeço enviar as interpretações aqui para o blog.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Ainda bem que você se adiantou com o fato de perguntas sobre a ilustração (???) acima, porque eu iria te questionar.
    Olha, ficaria muito bem como propaganda de água mineral, aliás, com muitos outros produtos, menos para um cabo de alta tecnologia como esse.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago