dream_of_hdbaset_300px“Imagine o dia em que você só precisará de um cabo. Só um”, diz a chamada para o encontro anual da HDBaseT Alliance, que acontece no próximo dia 19 em Macau (China). O encontro é promovido por três gigantes (LG, Samsung e Sony), em parceria com a israelense Valens, dona da patente do HDBaseT, padrão de conexões que já começou a causar uma pequena revolução.

O fato de essas três marcas estarem no topo dos apoiadores é sugestivo: indica que provavelmente teremos, a médio prazo, aparelhos voltados ao consumo de massa adotando o padrão. Hoje, o HDBaseT ainda é de uso restrito a grandes projetos de redes e automação. Seu custo é muito mais alto e, por ter sido homologado somente em 2010, pode-se considerá-lo ainda “uma criança” em termos de conhecimento por parte dos profissionais. Suas vantagens, no entanto, já são de domínio público (vejam aqui).

A lista de empresas integrantes da Alliance vem aumentando expressivamente nos últimos meses. Já estão ali marcas como Epson, Panasonic, Crestron, Belkin, Control 4, Philips, NEC, Kramer, Schneider e Savant, só para citar as mais conhecidas no Brasil. Semana retrasada, durante a NAB, em Las Vegas, vários fabricantes de projetores e displays anunciaram sua adesão. E, no mercado brasileiro, estão se multiplicando as opções em produtos que utilizam HDBaseT, de marcas como Atlona, Integra, Absolute Acoustics e Discabos, entre outras.

Não, ainda não é “o fim do HDMI”, como alguns apressadinhos estão dizendo. Mas pode ser o começo do fim, por que não?

Em tempo: não me perguntem o que significa a bela ilustração acima, extraída do site CE Pro. Não faço a menor ideia. Aliás, se alguém souber, agradeço enviar as interpretações aqui para o blog.

 

2 thoughts on “Indústria adere ao HDBaseT

  1. Ainda bem que você se adiantou com o fato de perguntas sobre a ilustração (???) acima, porque eu iria te questionar.
    Olha, ficaria muito bem como propaganda de água mineral, aliás, com muitos outros produtos, menos para um cabo de alta tecnologia como esse.

  2. Vocês não acham que este cabo é à prova d’água?…. ic….glub…glub…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *