Categories: Uncategorized

4G: Anatel entrega o jogo

Durante meses, alimentou-se a polêmica das interferências das redes de celular 4G sobre o sinal de TV digital. Comentamos aqui algumas vezes: as emissoras temem que alguns canais saiam do ar, em certas residências, quando alguém da família fizer ou receber uma chamada via celular. Foram feitos testes, no Brasil, Europa e Japão, confirmando que o risco é concreto. E, no entanto, até agora a Anatel e o Ministério das Comunicações mantinham-se impassíveis: seria “exagero”.

Nesta segunda-feira, um funcionário da Agência abriu o jogo: o problema de fato existe e, pior, não há solução à vista. “Você vai ter que escolher entre assistir TV e falar ao celular”, disse Augustinho Linhares, um dos coordenadores dos testes feitos pela Anatel. O caso mais grave é o das pessoas que utilizam antena interna, cerca de metade das casas que não recebem o sinal via TV por assinatura (o que dá algo em torno de 20 milhões de domicílios). Segundo o site Tela Viva, Linhares minimiza o problema alegando que as antenas internas não são mesmo indicadas para captar TV digital, independentemente da existência ou não de rede celular. Daí, a sugestão: trocar de antena.

Já o superintendente de Regulamentação e Planejamento da Anatel, José Alexandre Bicalho, é mais realista. Claro que a maioria das pessoas não vai trocar de antena, por motivos financeiros. Sua sugestão é que se mande um técnico a cada residência para instalar um filtro no receptor de TV, que eliminaria as interferências. “A recepção (com antena interna) é uma preocupação que a gente tinha desde o começo”, admite Bicalho, sem ficar vermelho!

Então, ficamos combinados assim: quem tiver problema liga para a Anatel e – se conseguir ser atendido – pede a visita de um técnico. Em seguida, começa a rezar, de preferência sentado, para que esse “enviado dos céus” realmente apareça. Enquanto espera, melhor não usar o celular. Pelo menos, não na hora da novela ou do futebol.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Trocar a antena não existe. Se entendi direito a pessoa teria que instalar uma antena externa, o que não é trabalho pra qualquer um, e em alguns casos pode inclusive ser bem difícil.

    Quanto ao filtro, fico pensando se é preciso diploma em engenharia de foguete para instalar. Não é simplesmente uma questão de ligá-lo entre a TV e a antena? Não são todos os conectores atuais do mesmo tipo dos cabos RF usandos pela Net? Se alguém souber informe por favor.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago