Categories: Uncategorized

Copa em 4K, mas só para alguns

Será no bairro do Jardim Botânico, bem próximo à sede da Globo no Rio de Janeiro, o local onde se poderá assistir a alguns jogos da Copa do Mundo com imagens 4K. A emissora confirmou hoje como será o esquema de recepção e transmissão do sinal, à qual somente convidados poderão assistir.

Como informamos aqui ontem, serão três jogos (o primeiro no dia 28 de junho), todos realizados no Maracanã. As imagens serão captadas pelas câmeras da Sony, transmitidas para um satélite e daí para a emissora; uma antena UHF, instalada nas proximidades e montada junto a TVs 4K também da Sony, irá receber o sinal em tempo real. Não haverá transmissão para cinemas, como a princípio foi cogitado. A iniciativa tem o objetivo de demonstrar a tecnologia 4K para um público selecionado.

Resta saber agora como irão evoluir as negociações da Globosat com as operadoras de TV por assinatura. É provável que pelo menos uma delas aceite bancar a transmissão em 4K para seus assinantes premium; em termos de marketing, faria todo sentido. O problema é que, para isso, não podem ser usados os decoders atuais. O que se estuda agora é o custo de instalar decoders novos nas casas de todos os interessados, e se esse custo pode (ou deve) ser repassado aos usuários.

Poderemos ter novidades a respeito nas próximas semanas.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Olá,Orlando.

    Favor desconsiderar meu comentário acima pois o fiz baseado no comunicado "clippingtech"da ht&cd que dizia sobre esses lançamentos da Samsung como sendo OLED mas,infelizmente,já corrigiram para LED de 65 e 78".Acho que nem existem tvs 4K OLED,né?

    Pena,pois fiquei extremamente animado em aduirir 78" OLED por 30k...rsrsrs

    Abraço:Rubens

    • Existir, existe. Mas ainda não para venda, Rubens. Abs e obrigado pela msg. Orlando

  • Se eu comprar um televisor 4k hoje, ele estará abilitado a receber as futuras transmissões 4k via antenas uhf comum ou terei que comprar um conversor quando começar as transmissões 4k. Abrs Ricardo

    • Olá Ricardo. Teoricamente, sim. O problema é que ninguém sabe ainda qual será o padrão de codificação e compressão do sinal para transmissão pelo ar. Então, é impossível hoje prever. Abs. Orlando

  • A Samsung tem o kit evolution, este proplema citado por você acima poderia ser resolvido por este kit? . Abrs Ricardo

    • Olá Ricardo, acredito que não. O Kit Evolution inclui atualizações dos softwares utilizados pela empresa em seus TVs. Vou checar, mas acho que o HEVC não entra nisso. Abs. Orlando

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago