Categories: Uncategorized

A casa do entretenimento online

Na sexta-feira, depois de visitar o laboratório da LG em Santa Clara, nos deslocamos até Los Gatos, ali mesmo no Vale do Silício, para conhecer as instalações da Netflix, a empresa de tecnologia mais badalada dos últimos anos. Na semana retrasada, havíamos publicado neste blog um artigo sobre como funciona a “máquina de entretenimento” da empresa, certamente uma das que chegam mais próximo da perfeição no atendimento ao cliente. Agora, pudemos entrar lá, graças a um acordo da Netflix com a LG que, segundo executivos das duas empresas, com quem conversamos, está permitindo dar grandes passos na evolução do conceito de TV smart.

“Estamos juntando os dois mundos: o da televisão e o da internet”, nos disse Greg Peters, cujo cargo, por si só, já é simbólico: CSPO (Chief Streaming and Partnerships Officer), ou seja, executivo responsável pelas áreas de streaming – afinal, o principal serviço da Netflix – e parcerias. “Uma interface como a que temos hoje não seria possível anos atrás, porque a evolução depende não apenas do software que criamos aqui, mas do desenvolvimento dos próprios aparelhos e das redes de nossos parceiros”.

Todo o serviço é baseado no poderoso datacenter da Amazon, que curiosamente é também concorrente da Netflix em alguns países. Exemplo concreto de inovação citado por Peters: para sua nova linha de TVs, a LG criou uma espécie de pointer, um recurso do controle remoto que lembra os apontadores usados em apresentações; com o cursor, o usuário “anda” pela tela sobre os ícones dos aplicativos e pode inclusive trocá-los de lugar. A Netflix associou essa ideia ao comportamento do público nas redes sociais. Surgiu daí o recurso de apontar o cursor para o ícone do Facebook na tela do TV e, com isso, descobrir o que seus amigos da rede estão assistindo (foto acima).

Pode parecer um pequeno detalhe (e realmente é), mas a partir de inovações como essa a Netflix não para de atrair novos clientes pelo mundo afora. O Brasil é hoje um de seus maiores mercados. Quando perguntei a Peters se sabia quantos assinantes a empresa tem no país, ele respondeu sorrindo: “Sim, sabemos, mas não podemos contar”.

 

 

Mas é possível especular. Segundo a revista Time, a Netflix – cujo serviço de streaming teve início em 2009 – terminou o ano de 2013 com cerca de 44 milhões de usuários, sendo que 11 milhões deles adotaram o serviço ao longo do ano (crescimento de 30% sobre 2012). Já a agência Reuters informa que o número de assinantes fora dos EUA (40 países) cresceu 72% no ano, superando a casa dos 12 milhões e gerando 25% do faturamento da Netflix. Dá pra imaginar que os brasileiros sejam responsáveis por cerca de 1 milhão dessas assinaturas, considerando que países de peso, como França e Alemanha, ainda não têm acesso ao serviço.

Seja como for, diz Peters, “estamos apenas começando”. Sem dúvida, é um ótimo começo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago