Categories: Uncategorized

Copa terá experiência em 8K

Para quem gosta de futebol ou de tecnologia, a Copa do Mundo está sendo um espetáculo inesquecível. Acompanho ambos há décadas e não me lembro de um evento tão fascinante. Em campo, nunca se viu tantos gols, alguns belíssimos, em tão poucos jogos. Fora dele, um show de imagens coloridas como só a Copa é capaz de proporcionar, devidamente captadas por profissionais atentos e suas câmeras de última geração. Só se pode desejar que continue assim até o final (sim, a conversa sobre a roubalheira que envolve o futebol pode esperar para depois do último jogo).

Como anunciamos aqui, haverá transmissões especiais em 4K promovidas pela Sony em parceria com Globo, usando link terrestre UHF, e Globosat, esta através das operadoras Net, VivoTV e OiTV. Serão eventos fechados, só para convidados, nos dias 28/06, 04 e 13/07; talvez as operadoras de TV paga liberem decoders 4K para alguns de seus assinantes, mas isso ainda não está confirmado.

A Globo (TV aberta) anunciou que irá utilizar em seus eventos o primeiro decoder em tempo real para 4K com frequência de 60P (60 quadros por segundo), que é a última palavra em matéria de transmissão. As experiências anteriores haviam sido feitas com decoder 30P. O aparelho, produzido pela NEC, faz a compressão do sinal de vídeo 4K sem perdas, dispensando o uso de software adicional, o que gera imagem mais estável. É o primeiro passo para que tenhamos, daqui a alguns anos, transmissões regulares em UHD.

Outra novidade, divulgada pela colega Cristina De Luca no IDG Now, é a realização de testes também em 8K durante esta Copa. Serão feitos pela emissora japonesa NHK utilizando a infraestrutura de internet da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Aproveitando que nove partidas serão transmitidas experimentalmente para o Japão, o sinal será gerado também para locais do Rio de Janeiro, onde poderá ser acompanhado por especialistas e convidados. Aliás, o primeiro jogo desse projeto já foi transmitido: Costa do Marfim 2 x 1 Japão, sábado passado.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago