Categories: Uncategorized

4K ao vivo: primeiras impressões

Ainda vamos realizar mais testes, mas as primeiras imagens que pudemos ver em 4K em nossa sala de testes – geradas pela Globosat, via SporTV, no último sábado – foram impressionantes. Como havíamos informado, a operadora comprou os direitos da Fifa para levar ao ar três jogos em 4K, todos realizados no Maracanã, já que sua unidade móvel está no Rio de Janeiro. Do estádio, técnicos da Sony captam as imagens e as enviam, por rede de fibra óptica, à central da Globosat, de onde o sinal é repassado às operadoras. A Net, por exemplo, realizou no sábado, durante a transmissão de Colombia 2 x Uruguai 0, eventos em algumas cidades para mostrar a inovação a convidados. O mesmo deverá acontecer na próxima sexta-feira, no jogo França x Alemanha, e na grande final da Copa, dia 13.

Em nossa sala, captamos o sinal usando um decoder cedido pela Net, que foi ligado a um TV LG 4K de 79 polegadas, com processamento 60P (60 quadros por segundo), que estamos avaliando para a próxima edição da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL. A taxa (frame-rate) de 60P é compatível com a qualidade da transmissão encomendada pela Fifa; a maioria dos TVs 4K já lançados trabalham com taxa de 30P. Significa que conseguimos ver imagens muito mais naturais e fluidas, especialmente nas cenas movimentadas como as de um jogo de futebol.

A uma distância de aproximadamente 4m da tela, a sensação de envolvimento – com as luzes apagadas – é quase total. Mais de perto, surge certo desconforto pelo fato dos olhos tentarem acompanhar a ação numa área de visão maior – é o já conhecido fenômeno first-row (“primeira fila”), comum nos cinemas. Mesmo numa distância maior (chegamos a 6m), o detalhamento da imagem se mantém.

Aguardem as cenas dos próximos capítulos, digo, posts.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Quer dizer que é melhor esperar para comprar o tv 4K quando for lançado com 60P?

  • Na minha opinião é assim: partir agora, em 2014, pra um dispositivo 4K é meio arriscado devido à falta de conteúdo - tanto transmissões como mídias físicas (e também nos 'meios alternativos').

    E quando iniciarem as transmissões regulares em 4K, haverá um outro problema: programação em looping. Quem aqui pegou o começo dos canais HD na tv paga sabe o que estou falando. Até hoje, por exemplo, o Discovery HD Theater continua passando programas como 'A Internet', 'Mundo do Futuro', 'Como Funciona a Terra'.

    Além disso, poderão haver outros que não 'honrarão' a tecnologia que transmitem, como é o caso da VH1 simulcast HD - que substituiu a VH1 HD (exceto na NET e GVT, que continuam com a VH1 HD). Como assim? Transmissão de conteúdo recente em windowbox/pillarbox.

    Vamos ver como serão os próximos capítulos, mas de minha parte só partirei para 4K quando tiver mais desenvolvido.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago