Categories: Uncategorized

Google lança seu TV. De novo.

É a quinta tentativa, vamos ver se dá certo. A Google anunciou na semana passada sua entrada no segmento de TV com o Android TV. Ao contrário das vezes anteriores, porém, a empresa não está lançando um “aparelho”, mas sim um conceito, esperando contar com a adesão de grandes fabricantes. A ideia é convencer os usuários de tablets e smartphones Android a darem um passo adiante, transferindo parte dos recursos para uma tela maior.

O plano, apresentado na convenção de desenvolvedores Android, é produzir um televisor acionado via controles de videogame, cujos botões sejam tudo que o usuário necessita para navegar pela internet, aplicativos e canais de TV. A esses profissionais foi apresentado um desenho básico de como devem ser os apps, adaptados ao menu Android do TV. Na tela, haverá espaço para digitação de textos, acesso às redes, busca por assuntos etc., com a inclusão de comandos de voz (os controles virão equipados com microfones). Tudo deve ser descomplicado e “amigável”, como definiu o diretor de engenharia do Android, Chris McKillop: “Quando a pessoa senta no sofá, perde 20 pontos de QI: não quer pensar, não quer usar computador, quer que o TV seja seu computador”.

OK, pode ser verdade. Mas a Google tem um problema, como bem lembrou um colunista do The Wall Street Journal: já foram tantas suas tentativas mal sucedidas (confiram aqui) que essa nova receita já nasce com alto grau de descrédito. Quatro anos atrás, quando surgiu o Google TV (lembram-se?), o hábito dos TVs smart ainda era incipiente. Hoje, todos os principais fabricantes possuem plataformas próprias. Por que abririam mão delas para se tornarem google-dependentes?

Respostas até agosto, quando a Google pretende ter nas lojas televisores com a marca Android TV.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

2 horas ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

22 horas ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

3 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

5 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

6 dias ago