Categories: Uncategorized

Como NÃO atender o cliente

Deve entrar para a história – ou pelo menos virar um belo case de marketing – o novo episódio envolvendo a Comcast, maior operadora de banda larga e TV paga dos EUA. Nesta quarta-feira, bombou na internet o caso do atendente que, inconformado com um cliente que pedia o cancelamento da assinatura, exatrapolou todos os limites do bom senso e da civilidade que se espera desse tipo de profissional.

Ryan Block, jornalista da área de tecnologia, queria cancelar os serviços e ligou para o SAC da Comcast. Ao perceber que o atendente estava alterado, decidiu gravar a conversa – que ao todo durou mais de 8 minutos – e depois colocou-a no site Soundcloud. Em poucos minutos, o caso se multiplicou via blogs e redes sociais, levando a operadora a emitir um comunicado oficial com pedido de desculpas. O atendente (não identificado até o momento) foi afastado.

Ouvindo a gravação, percebe-se que ele estava mesmo visivelmente nervoso.

– Por que você quer cancelar o serviço da melhor operadora do país?” perguntava insistentemente.

– Quero mudar para outra operadora, retrucou Block, a princípio com voz tranquila.

– Mas por quê? Estou aqui para te ajudar. Me diga: por quê?, insistia o atendente, aumentando o tom da voz.

– Se você quer mesmo me ajudar, então cancele o serviço, por favor.

– Mas eu preciso saber, esse é o meu trabalho. Se você não me diz a razão, como nossa empresa pode saber o que lhe desagrada e, assim, melhorar os serviços?

– Parece que você está brincando comigo. Só quero cancelar esse serviço, nada mais…

Já transtornado, o atendente passou a gritar:

– Estou falando sério. Você tem que me dizer o motivo…

Mas perdeu o rumo quando ouviu do cliente:

– O simples modo como você está me atendendo já é um bom motivo para eu cancelar esse serviço!

Bem, a íntegra da conversa pode ser conferida neste link. O comunicado da Comcast diz que o procedimento do atendente é “inaceitável e não condiz com os treinamentos que a empresa oferece a seus funcionários”. Block, que chamou a atitude de “beligerante”, pediu mais tarde, via Twitter, que a empresa faça uma avaliação cuidadosa de suas práticas, em vez de demitir a pessoa que o atendeu.

Como se vê, a eterna luta dos consumidores com as empresas que lhes vendem produtos ou serviços não é exclusividade brasileira, ao contrário do que muitos pensam. Quantos casos iguais a esse devem ser registrados diariamente? Bem, agora se pode, pelo menos, gravá-los e compartilhar via redes sociais. O efeito é devastador, como o pessoal da Comcast deve estar percebendo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

18 horas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago