Categories: Uncategorized

Mais um gigante de tela curva

Nesta terça-feira, a Samsung apresentou nos EUA este novo TV de tela grande, digo, gigante: são 105 polegadas e, como se pode reparar, em formato curvo 21:9. Por enquanto, informou a empresa, só existe esse exemplar. Quem quiser adquirir um, terá que assinar o cheque de 120 mil dólares e aguardar, pois a produção será feita sob encomenda. Detalhe: o valor já inclui frete e equipe de instalação, que irá até a casa do comprador e fará os devidos ajustes.

Como já comentamos aqui, os TVs de tela curva ainda estão longe de obter unanimidade. Os fabricantes – por enquanto, apenas Samsung e LG, além de um ou outro chinês – argumentam com as imagens de cinema: as celebradas telas Imax, por exemplo, são curvas e oferecem um envolvimento inigualável. Isso, porém, pressupõe a existência de uma sala grande e escura, como um… isso mesmo, um cinema. Em casa. A Samsung certamente sabe que poucas pessoas têm essa possibilidade, daí por que está tratando o novo TV (mod. UN105S9W) como joia rara.

Além desse visual impressionante, o aparelho reproduz imagens Ultra-HD; na verdade, pelo formato retangular, a resolução é de 5.120 x 2.160, o que dá mais de 11 milhões de pixels, necessários para preencher a tela (nos TVs 4K “normais”, são 8 milhões). Outro diferencial é o que a Samsung chama de Quad Screen: a tela pode ser dividida em quatro janelas de aproximadamente 50″, cada uma exibindo conteúdos diferentes.

Para esse TV, a empresa coreana diz ter desenvolvido também um novo tipo de backlight chamado UHD Dimming and Precision Black, uma variação do já conhecido Local Dimming, com processador mais avançado para gerenciar o acionamento dos leds.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Muito bonita....maravilhosa porem decepcionante qdo vc lembra que ela nao vai durar muito mais que 3 anos....
    Depois do "prazo de validade" vencido, o destino que resta é arrumar um enorme lixo para deposita-la....

    Decepcionante essa nova geracao de tvs finas....
    Estou fazendo a alegria dos postos de reciclagem da prefeitura..... Ja foram 3 tvs enormes para la.....

  • Não!, não...não penso assim como Vicente, esses TVs novos que estão no mercado atualmente foi a melhor coisa que já aconteceu na vida de quem gosta de uma imagem perfeita, começando pelo realce das cores, o espaço que esses TVs ocupam, a beleza do aparelho como um todo. É logico que tudo na vida tem começo e fim, esses TVs têm sua vida útil e se bem usado leva um tempinho na sala quem gosta e pode adquirir um. Ricardo Nunes

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

2 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago