Categories: Uncategorized

iPhone 6, à prova de arranhões

Como sempre, boa parte do mundo da tecnologia está em suspense, aguardando o lançamento do iPhone 6. A previsão mais recente é setembro e, ao contrário dos modelos anteriores, este vem cercado de muitas interrogações. Sim, a Apple é famosa por esconder brilhantemente seus segredos, deixando escapar apenas o que lhe interessa. Mas, desta vez, muitos especialistas apostam que a empresa fundada por Steve Jobs não tem como competir com os novos Galaxy da Samsung. Será?

Em meio às especulações de costume, o blogueiro americano Marques Brownlee decidiu ir mais fundo no item que muitos consideram o grande avanço do iPhone 6: o tipo de tela. Será produzida com sapphire glass, novo tipo de vidro que utiliza em sua composição a safira, um dos materiais mais resistentes e rígidos da natureza. Brownlee, que assina com as iniciais MKBHD, garante ter conseguido dois exemplares do aparelho, quer dizer, do gabinete, o suficiente para testar a nova tela.

Num vídeo extremamente bem feito, ele demonstra que trata-se de material bem superior ao Gorilla Glass, usado nos iPhones anteriores. Com uma faca afiadíssima, o blogueiro tenta mas não consegue sequer arranhar a superfície do, digamos, smartphone. “Tem a espessura de uma folha de papel, totalmente transparente, e pode até ser dobrado, mas ainda assim não há como quebrar”, diz nosso expert (confiram aqui o vídeo).

O site The Register, que replicou o vídeo, apurou que a aposta da Apple é pra valer. A empresa teria adquirido vidro de safira em quantidade suficiente para três anos!!!

Curioso é que, dias depois de divulgar aquele vídeo, o mesmo MKBHD produziu este outro em que se retrata parcialmente: a tela de vidro safira pode, sim, ser danificada, embora isso exija certa paciência. Claro, ninguém vai comprar um aparelho desses para arranhá-lo, mas o interessante do vídeo é mostrar que a safira é, de fato, um material com altíssimo teor de dureza. Enquanto o aço de uma faca, por exemplo, tem índice 5.5, o Gorilla Glass é especificado em 6.8; já o Sapphire Glass está na casa de 9.0.

Pois bem, nosso amigo conseguiu provar que é possível arranhar a superfície com uma lixa de esmeril. O problema é que a tela não é feita de safira 100% pura, mas de uma liga com outros materiais. Pois é, já não vai dar para ficar brincando de arranhar seu telefone novo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago