Categories: Uncategorized

YouTube vira TV, de verdade

Anos atrás, virou chavão dizer que o YouTube era o “futuro da televisão”. De fato, milhões de pessoas, especialmente os jovens, passaram a dividir seu tempo dedicado à TV tradicional com o site de vídeos. Em meu livro Os Visionários, lançado em 2011, conto a história da criação do YouTube, já na época comentando análises que chegavam a afirmar: as emissoras terão que se adaptar à linguagem da internet.

Bem, não é bem isso que está acontecendo, embora seja cada dia maior a quantidade de vídeos circulando pela web. A notícia desta semana é que o YouTube, depois de anos com muita audiência e pouco faturamento, decidiu ficar mais parecido com a TV. Para decepção dos futurólogos, o site está mudando seu visual para se adaptar à linguagem dos TVs smart e dos consoles de videogame. Seu aplicativo para Xbox já está no ar, e a versão para PlayStation estará em breve, assim como updates para as várias marcas de TVs que oferecem o serviço (vejam aqui uma amostra).

Em seu blog oficial, a empresa diz que pretende facilitar a escolha de canais, programas e vídeos avulsos, aproveitando seu consagrado mecanismo de busca (assistam a este vídeo). E não esconde que a ideia é, sim, atrair publicidade – aliás, como qualquer emissora de televisão.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

5 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago