Categories: Uncategorized

Já usou seu “vestível” hoje?

 

 

Nem sei se a palavra está nos dicionários. Mas, se não está, logo alguém fará a gentileza de incluí-la, tamanha é a badalação da indústria eletrônica – e da mídia especializada – com os wearables, nova categoria de produto que atrai muita curiosidade. Aqui na IFA, veremos uma infinidade deles, agora adotados pelas grandes marcas. A divulgação do evento fala em uma “guerra de vestíveis” (wearables war) entre Sony, Samsung, LG e outras.

Bem, vocês sabem. São aqueles aparelhos pequenos (tem de ser, caso contrário não dá para vesti-los) que se usam colados ao corpo: relógios, óculos, pulseiras, brincos, anéis, calçados, tecidos, canetas, carteiras… a lista não para de crescer. Vêm com algum tipo de microchip ou sensor que os transforma em smart. Devem fazer sucesso em academias, danceterias ou até na praia, antes que chegue o arrastão. Mas, para quê servem mesmo? Ah! Sim, para atividades importantíssimas da existência humana, como saber as horas, a temperatura ambiente, as cotações da bolsa, o resultado do futebol, o que disse a mocinha da novela e, item fundamental, saber se alguém lhe enviou uma mensagem.

Claro, com os wearables vem mais um festival de aplicativos. Alguns até são, sério, úteis para cuidar da saúde. Medem se você está com febre, como está a pressão arterial e até o nível de glicose no sangue. Podem se comunicar com seu médico em caso de emergência.

Epa! Eu disse “saúde”? Ato falho: isso é coisa de velho. São os jovens que puxam esse novo mercado. E, como sabemos, jovem não liga para tal. Minha sensação é de que, para a moçada que usa essas coisas, a pior emergência é descobrir que saiu de casa e esqueceu de colocar seu, como se diz mesmo?, vestível.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago