Categories: Uncategorized

OLED: será que agora vai?

Como já se esperava, a LG está fazendo grande promoção em torno da tecnologia OLED. São vários modelos em demonstração aqui na IFA, com tamanhos de 55″, 65″ e 77″. Estes dois últimos exibem imagens 4K e, segundo a empresa, estão sendo lançados esta semana na Coreia. Não há ainda previsão oficial para outros países, mas um comunicado diz que será “logo”.

Na CES, em janeiro, o presidente da LG, Hyun-hwoi Ha, já havia dito não ter dúvidas de que nos próximos anos o OLED irá tomar conta do mercado. “Ninguém vai estar tão preparado para isso quanto a LG”, garantiu ele agora, reafirmando as vantagens que a maioria dos especialistas já identificou: maior nível de contraste e detalhamento, cores mais firmes, ângulo de visão lateral sem distorção e uma impressionante estabilidade luminosa.

Quando alguém perguntou se não há risco de ocorrer com o OLED o mesmo que já aconteceu com os TVs LCDs (e se repete agora com os 4K) – uma guerra de preços entre os principais fabricantes, pressionados pelos chineses – mr. Ha desconversou. No fundo, após tantos investimentos seria desastroso para a empresa ter que cortar preços para sustentar, sozinha, um mercado que ainda nem nasceu pra valer.

Como já explicamos aqui, a vantagem da LG sobre os concorrentes é ter optado por um processo de fabricação diferente. Seus OLEDs são mais brilhantes que os deles e, aparentemente, têm custo industrial mais baixo. São os chamados “OLEDs brancos”, cujos pixels não contêm apenas as três cores primárias (vermelho, verde e azul), mas também um subpixel branco. Há quem diga que a imagem obtida dessa forma é inferior à do “verdadeiro” OLED, mas só será possível provar isso quando ambos estiverem no mercado. Por enquanto, só a LG está; Samsung e Panasonic (aqui, um vídeo) também estão mostrando OLED na IFA, mas muito discretamente.

A propósito, não pude deixar de notar que a Samsung, embora esteja mantendo a tecnologia OLED “em suspenso”, fez questão de reservar um espaço em seu enorme estande para mostrar como essa tecnologia é superior. Lado a lado, um TV 4K e dois Full-HD podem ser comparados (vejam neste vídeo). Dá a impressão de que até o Full-HD do OLED é melhor que o 4K do LED!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago