Categories: Uncategorized

Comparando TVs Smart

Conforme se aproxima o final do ano, vai se acirrando também a competição entre os principais fabricantes, e também entre as grandes redes de varejo, em torno dos novos TVs. Recentemente, a equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL fez um minucioso levantamento dos modelos disponíveis, tendo como foco principal as chamadas plataformas smart (leiam aqui).

Como já comentamos algumas vezes, hoje em dia é muito difícil – quase impossível, num ambiente de loja – identificar diferenças na qualidade de imagem entre os modelos das marcas mais conhecidas. Com o fim do plasma (a LG acaba de confirmar na Coreia que também está abandonando essa tecnologia, a exemplo do que já fizeram Panasonic e Samsung), o único fator que os distingue é a resolução (HD, Full-HD ou Ultra-HD).

O consumidor precisa, portanto, buscar essas diferenças em outros detalhes. E os recursos smart, especialmente para quem gosta de acessar conteúdos da internet, estão entre os mais interessantes. O levantamento mostra, por exemplo, que duas marcas – Samsung e Philips – dão ao usuário a possibilidade de utilizar um teclado qwerty para digitar textos na tela, o que é muito menos trabalhoso do que fazê-lo com um controle remoto convencional. LG e Panasonic oferecem comandos por voz, enquanto Panasonic e Samsung têm sistema de reconhecimento facial.

Nota-se um esforço constante dos fabricantes para facilitar a navegação – até porque são tantos os aplicativos e recursos adicionados que o usuário menos atento pode se perder com o controle remoto na mão. Uma recomendação básica para quem quer acessar a internet via TV é checar a velocidade do navegador, que por sua vez depende fundamentalmente do processador utilizado. Como em qualquer computador (convém não esquecer que um TV hoje é quase um “PC com imagem”), engasgos e/ou travamentos frequentes acabam inviabilizando o uso do aparelho.

Caímos aqui num ponto crucial: nem toda loja permite que seu cliente verifique esse tipo de detalhe. Já visitei lojas, nos EUA e na Europa, onde o vendedor entrega o controle ao cliente e deixa-o à vontade para experimentar o aparelho. Deveria ser obrigatório, mas no Brasil o mais comum é o contrário: apenas o vendedor (ou promotor) pode mexer. Uma pena. E também um desrespeito ao consumidor.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Orlando, boa tarde!

    Não sei como está as outras lojas, mas tenho certeza que na Fast Shop temos essa premissa, a experiência do usuário é muito importante e por isso damos essa liberdade, de testar as TVs, celulares, tablets, todos os equipamentos expostos estão lá para mostrar o detalhe.

    Prezamos muito essa liberdade de mexer no produto, ver funcionando, pegar o controle, assistir ou mesmo ver a traseira dos produtos. Sentir e ajudar na escolha do produto.

    Trabalho na Fast Shop e como funcionário aprendemos a cuidar do cliente, a experimentação é uma das formas de de cuidar.

    • Olá Daniel, obrigado pelas informações. Legal saber que vocês estão atentos a isso. Abs. Orlando

  • Muito chato o fim do ciclo das plasmas,melhor sistema até agora para imagens na tv.

    Agora que estou com a plasma Panasonic VT60,encaixotei minha 65VT50 e guardei para quando a VT60 der algum problema não precisar recorrer às LCD enquanto as OLED ainda engatinham em seu desenvolvimento e aceitação pelo mercado(embora esses painéis sejam mais lentos em resposta do que as plasmas).

    Me recuso a ficar sem a plasma,ao menos por enquanto...

  • Orlando, me desculpe, mas como gosto muito da marca Sony, você teceu comentários sobre recursos de algumas marcas de TV e não deu nenhum detalhe da marca Sony.

    • Olá Edison, sugiro que você entre no link que está no texto. Ali, estão os detalhes sobre as plataformas smart de todas as marcas, inclusive a Sony. Abs. Orlando

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago