Categories: Uncategorized

Bendgate e o marketing de exploração

 

Um dos episódios mais comentados do mês passado, no mundo da tecnologia, foi o chamado “Bendgate”. Pouco depois do lançamento oficial do iPhone 6, no dia 9 de setembro, surgiram “denúncias” de que o aparelho era frágil… tão frágil que podia facilmente ser dobrado com as mãos. Vídeos caseiros se espalharam rapidamente pela internet (um deles foi este), obrigando a Apple a distribuir um comunicado oficial. A empresa disse ter vendido, em uma semana, mais de 1 milhão de aparelhos e ter recebido apenas sete ou oito reclamações a respeito.

Verdade ou não, fato é que se criou uma espécie de aura negativa em torno da nova geração de iPhones, e isso certamente ajudou a arranhar a imagem tão sagrada da Apple. Surgiram inúmeras piadas e memes (veja algumas neste link), e os concorrentes se apressaram em reforçar a crítica. A LG, por exemplo, primeira a lançar smartphones com tela curva, saiu-se bem: “Nossos smartphones não dobram; eles são naturalmente curvos”. A Samsung foi bem menos sutil, neste vídeo.

Mas a reação não demorou. O site da Consumer Reports, revista de defesa do consumidor, produziu um excelente vídeo (vejam aqui) com um teste prático sobre a resistência de cada um dos cinco smartphones mais vendidos no mercado americano. A conclusão é que o Samsung Galaxy Note 3 suporta um peso de até 68kg e o iPhone 5, assim como o LG G3, até 59kg. Nessa escala, o iPhone 6 ficaria um pouco abaixo (41kg) e o HTC M8 suportaria “apenas” 32kg.

A questão é que ninguém coloca seu celular sob pesos dessa magnitude, a menos que queira mesmo destruí-lo. Ou seja, mais uma polêmica inútil. Esta semana, a revista americana Forbes fez em seu site um balanço do episódio, mostrando que todas as marcas têm seus problemas físicos e erram quando usam marketing negativo sobre os concorrentes. O Galaxy Note 4, por exemplo, possui falhas de montagem nas bordas, diz o texto, que com o uso contínuo podem se abrir. O repórter montou até uma “tabela comparativa” entre as principais marcas e seus defeitos:

*iPhone – caro, consome muita bateria e não é compatível com os sistemas de outras marcas;

*Samsung e LG – são feitos de plástico e com estrutura e montagem deficientes;

*Motorola – além do material de má qualidade, o design é horrível;

*Nokia – usa Windows Phone, sistema que muitos consideram sem futuro;

*HTC – pesado, complicado e com câmeras de baixa resolução.

Então, com qual você fica?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Tive até pouco tempo o Galaxy S2 e atualmente uso o Galaxy S5 e não tive esse tipo de problema embora o carregue no bolso da frente da calça.Nunca sentei sobre eles pois parece claro que são equipamentos sensíveis e delicados que devem ser tratados com cuidado.
    O pessoal exagera e quer que o negócio seja indestrutível...Daí não dá...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago