Categories: Uncategorized

Banda larga chega aos 80% (na teoria)

Desde sábado último, está valendo a nova regulamentação da Anatel sobre os serviços de banda larga. Como previsto desde 2012, as operadoras agora têm que garantir pelo menos 80% da velocidade registrada em contrato. Como todos se lembram, até então elas cumpriam apenas 10% e ninguém podia reclamar. A garantia mínima passou para 60% naquele ano, depois 70% em 2013 e agora chega aos 80%.

A pergunta que muitos usuários se fazem é: como saber se a norma está sendo cumprida? Na teoria, se você contratou um pacote de 10 Megabits por segundo, não pode receber menos do que 8Mbps. Mas essa é uma média calculada ao longo de cada mês. Nos momentos de pico, é comum a velocidade cair. O que a Anatel fez foi contratar uma empresa chamada EAQ (Entidade Aferidora de Qualidade) para fazer a medição utilizando cerca de 10 mil aparelhos conectados aos modems de consumidores voluntários. Ou seja, o cálculo funciona por amostragem.

Para quem quiser acompanhar, de fato, como anda o serviço prestado por sua operadora, o melhor caminho é instalar um medidor como os listados no site Brasil Banda Larga. E, claro, se a regra dos 80% não for respeitada, questionar a operadora e reclamar por todos os meios possíveis. O texto completo do regulamento que trata do assunto pode ser lido aqui. E o site Convergência Digital traz mais explicações.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Porquê, Óh Raios, eu vou perder meu precioso tempo em tentar, em vão, instalar o programa sugerido pela Brasil Banda Larga que cria uma série de dificuldades para ser instalado, se eu posso contar em TEMPO REAL, todos os dias e em todos os momentos (até no meu SmartPhone K Zoom), com o excelente e bem feito software da SPEEDTEST.NET (by Ookla) que é utilizado no mundo inteiro com grande precisão de aferição e sem promessa ou ameaças de cobranças no futuro...?...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago