Categories: Uncategorized

TVs Smart têm (quase toda) a força

É quase impossível encontrar hoje um TV que não ofereça acesso à internet e uma série de aplicativos pré-instalados. Quem encontrar, e for comparar o preço, certamente irá concluir que não vale a pena ter um TV sem essa comodidade. Os fabricantes continuam investindo para conquistar o consumidor com mais e mais apps. O problema é saber até onde isso vale a pena?

Uma pesquisa divulgada dias atrás pela consultoria inglesa FutureSource revelou que, no ano passado, foram vendidos cerca de 90 milhões de TVs Smart em todo o mundo, o que significa uns 30% de todo o mercado. É também esse, hoje, o percentual de residências que possuem um TV conectado à internet nos países mais desenvolvidos. E, em quase 80% dos casos, quem tem um TV desses usa-o em boa parte do tempo para acessar serviços online; claro, Netflix e YouTube são os compeões.

Mas não está se concretizando a ideia original dos fabricantes, de transformar os aplicativos em fonte adicional de receita, segundo Jack Wetherill, que coordenou a pesquisa. “O consumidor não quer pagar pelos apps, a não ser no caso de serviços por assinatura, como o Netflix”, analisa o especialista. “O custo de produzir aplicativos interessantes é muito alto, e ninguém está enxergando retorno, a não ser quando se trata de apps para tablets e smartphones”.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Mesmo para Tablets e SmartPhones o pessoal pensa duas, três e até 10 vezes antes de dar o "enter" na compra de um Apps, visto que muitos não cumprem 100% com o prometido, e se for um Apps gratuito, aí sim é que o bicho pega. Exemplo: eu baixei recentemente um Apps "Epson iPrint", de graça, claro!, no meu SmartPhone Galaxy K Zoom (que também faz muito pouco do muito que promete...). Resultado? Um Apps que não serve para nada, exceto mandar para a minha impressora tanque de tinta Epson L355 páginas da WEB e textos escritos que saem com razoável qualidade, mas quando mando uma foto eu fico com a frustração por não poder contar com nenhuma opção de "configuração" que valha o esforço todo, vai daí eu mando as fotos para o meu e-mail e depois uso um dos aplicativos do meu PC para efetuar as impressões. Quanto às TVs Smart eu acho que esse é o caminho para justificar o preço alto desses produtos que, vez por outra, acabam durando tão pouco tempo, depois da garantia vencida...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago