Categories: Uncategorized

Globo capricha mais no futebol

Qualquer torcedor deve estar percebendo a pobreza do futebol brasileiro nos últimos tempos. Depois da Copa e dos já famosos 7×1, parece que o problema ficou mais evidente: caiu a audiência na televisão e o público nos estádios, que já não era grande coisa, tem sido constrangedor (com uma ou outra exceção). Outro dia, o Corinthians jogou para pouco mais de 8 mil resignados em seu recém-inaugurado estádio, onde cabem mais de 40 mil.

Não vou me alongar aqui sobre as causas do declínio, mas o fato é que as emissoras estão tendo que se reinventar em termos de cobertura futebolística. Para os canais fechados, a opção é ir buscar os campeonatos de outros países, especialmente da Europa. Entre as redes abertas, a Globo – só para variar – é a que mais está se mexendo. A emissora anunciou que no próximo domingo, dia 16, irá estrear um novo sistema de câmeras montadas em volta do campo, que permitirá captar imagens de uma partida em 360 graus!

A novidade foi criada pela empresa israelense Replay Technologies, com o nome de FreeD; aqui, irá se chamar Câmera 360; em alguns países, já é usada para transmissões de basquete, tênis, beisebol etc. Basicamente, trata-se de um software que recria os pixels da imagem para simular cenas reais do jogo. No caso do futebol, diz a Globo, serão instaladas várias câmeras com sensores ao redor do campo, cujas imagens transmitidas ao equipamento poderão ser montadas como numa captação multiângulo em 3D. Será útil, por exemplo, para rever determinados lances sob ângulos diferentes e até tirar dúvidas (neste link, há algumas demonstrações interessantes).

A estreia será no jogo Flamengo x Coritiba, domingo às 17hs, no Maracanã. A conferir.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago