Categories: Uncategorized

TV paga cresce (bem) mais que o país

O mercado brasileiro de TV por assinatura fechou setembro com 19,43 milhões de domicílios atendidos, o que representa 29,67% de penetração, diz a Anatel em seu último levantamento (vejam aqui os detalhes). Nos últimos doze meses, foram 2 milhões de novos assinantes, uma média de 11% de crescimento ao mês. Dificilmente haverá outro setor da economia em condições de exibir números tão bons, num país que nem consegue crescer 1%.

Curiosamente, a operadora que mais aumentou sua clientela em setembro foi a OiTV, com 67 mil novas assinaturas; justamente a Oi que, segundo as notícias mais recentes, está às voltas com uma complexa renegociação de sua dívida, estimada em R$ 46 bilhões. Impossível saber se esse é um fenômeno temporário (a empresa baixou consideravelmente seus preços este ano), ou se terá continuidade.

Como já comentamos aqui, o mercado deverá passar por mudanças substanciais a partir de 2015. A incorporação da GVT pela Vivo/Telefônica, respectivamente quinta e sexta colocadas no ranking, com certeza terá impacto sobre a Oi. Além disso, a Sky – atualmente em segundo lugar – tende a ganhar força com os investimentos da AT&T, que adquiriu a DirecTV; a Sky, aliás, já vem expandindo sua atuação em banda larga sem fio, como noticiou na semana passada o site Convergência Digital.

Não está descartada a possibilidade dessas gigantes seguirem o exemplo da Telmex (controladora da Net e da Claro) e começarem a adquirir o controle de operadoras regionais, cujo espaço para crescimento vem sendo reduzido.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago