Categories: Uncategorized

Casa eficiente: você ainda vai ter uma!

Nesta segunda-feira, fomos conhecer a CasaE, um projeto inovador da Basf, gigante alemã da área química. Em parceria com algumas empresas de automação, eles construíram uma “casa eficiente”, conceito ainda pouco conhecido no Brasil, mas que muitos especialistas apontam como o futuro no setor de habitação.

Para quem trabalha com projetos residenciais, é uma visita imperdível – até porque pode-se aprender muito com profissionais que já estão nesse ramo há algum tempo. A casa foi equipada com diversos recursos de automação para torná-la mais eficiente no consumo de energia. Mas, antes disso, a própria construção foi diferenciada. Em lugar de tijolos tradicionais ou concreto, foram utilizados blocos de poliestireno estendido, material que a Basf comercializa sob a marca Neoport. Segundo a empresa, esse material proporciona melhor isolamento térmico, resultando em redução de até 70% na energia consumida dentro da casa.

O projeto usou ainda outros produtos da empresa alemã, todos sob o mesmo conceito: tintas e vernizes que facilitam o controle da temperatura, pisos drenantes que poupam água, revestimentos, soluções impermeabilizantes etc. Uma das tintas possui propriedades antibacterianas e é a única, até agora, aprovada pela Anvisa (mais detalhes aqui).

Na CasaE, tudo isso foi combinado soluções de empresas como Schneider, Finder, Biltech, ABB e o consórcio KNX, entre outras, englobando rede elétrica, iluminação, segurança, aspiração central, monitoramento remoto etc. A construção faz parte do projeto Prédio Eficiente, coordenado pela Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago