Categories: Uncategorized

TV 4K: é ou não é?

Vários leitores têm questionado sobre os TVs 4K que foram lançados no Brasil há cerca de dois anos. A dúvida mais comum está na capacidade de receber sinais da internet em 4K, como é o caso da Netflix. Depois de conversar com alguns fabricantes e verificar a literatura a respeito (o assunto ainda é muito recente), vamos tentar esclarecer.

Os primeiros TVs UHD, lançados no final de 2012, utilizavam o padrão de compressão H.264, também conhecido como MPEG4. Os modelos que chegaram a partir do final de 2013 já trazem o padrão H.265, ou HEVC (High-Efficiency Video Coding), bem mais avançado. A diferença está na velocidade de transmissão de dados sem perda: HEVC é 50% mais eficiente. Só com essa compressão é possível captar sinais 4K vindos, por exemplo, da TV a cabo – como aconteceu durante a Copa do Mundo, quando a Globosat (SporTV), transmitiu alguns jogos.

O mesmo vale para os sinais 4K disponíveis na internet: sem o codec HEVC, é impossível. É assim também com os media players UHD já lançados no Exterior, como o da Sony, e deverá acontecer também com os futuros players Blu-ray 4K. Como se sabe, ainda não é possível transmitir em 4K via TV aberta.

O problema é que isso tudo não foi devidamente explicado aos consumidores. Os fabricantes – e, é bom reconhecer, grande parte da mídia – ressaltaram as qualidades da Ultra-alta Definição, mas não deixaram claro que nem todos os TVs 4K são iguais. Pois é, quem comprou um dos primeiros modelos lançados no Brasil (das marcas LG, Samsung e Sony) veio a descobrir mais tarde que esses aparelhos não reproduzem Netflix em 4K, por exemplo. Para isso, há necessidade de uma atualização de firmware, alterando inclusive o conector HDMI dos TVs para a versão 2.0.

A LG – que lançou o modelo LA9650, em 55″ e 65″ – e a Samsung – com a linha F9000, nos mesmos tamanhos – anunciaram as atualizações para alguns países, mas não para o Brasil; a LG nos informou que “está estudando” o assunto. Já a Sony disse ter atualizado seus modelos 2013 para HDMI 2.0, embora com limitações (vejam aqui o teste que fizemos). Testamos também o modelo LG de 79″, já da “nova geração”, com codec HEVC 60P via HDMI 2.0, sobre os quais falaremos nos próximos dias.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Maurício, o adágio "a pressa é inimiga da perfeição" se aplica também à sua pressa em ter já uma TV 4K, a exemplo dos "early adopters" que acabam servindo de cobaias das grandes corporações de eletrônica de consumo. Apesar das inúmeras "tentações" no mercado, uma boa compra deve embarcar uma série de refinamentos obrigatórios que ainda estão sendo implantadas nos lançamentos recentes e futuros. Aguarde mais uns 6 meses antes de tomar qualquer decisão, que além da queda nos preços, você poderá botar as mãos num produto mais "maduro" que não precisará de sofisticadas atualizações no futuro. Continue acompanhando esse "blog" para você ficar atualizado a cada semana.

  • Obrigado, até encontrei uma tv da sony que pelo site diz estar preparada para as inovações incluso o codec para o h265 mas queria uma boa imagem e boa atualização para meu game, se tiver algo que não seja 4k e seja bom e vocês puderem me indicar agradeço, mas se tiver que esperar para uma boa compra fazer o que né tenho que segurar meus ímpetos desde já agradeço imensamente pela ajuda, excelente blog.

    • Olá Mauricio, apenas complementando: para games, de fato você não precisa de um TV 4K. Procure um modelo Full-HD com taxa de atualização de 120 ou 240Hz. Sony, Samsung, LG, Panasonic, todas têm ótimas opções. Abs. orlando

  • Obrigado, eu tinha pensado nesta opção mesmo, mas achei que a nova geração de tv seria uma boa opção, li vários comentário aqui no blog, pesquisei um pouco e vi que na sony (ao menos no manual) tem uma tv que tem uma boa taxa de atualização hz, e esta preparada para as inovações possui hdmi 2.0 e o codec h265, quero unir o útil ao agradável boa imagem e inovação tecnológica, vou aguardar um pouco mais e seguir a sugestão do colega Walter. Mas se surgir algo muito bom e puderem indicar uma boa compra é bom rss, muito obrigado por todo os esclarecimentos.

  • Olá , Orlando a lg possui o modelo 49 ub8500 4k mas que a taxa de atualizacao do painel e 60hz e não 120hz que eles falam em propaganda.Estou esperando Orlando sobre o questionamento sobre o assunto 4k junto a LG, no aguardo.

  • Olá Orlando, você disse anteriormente que questionou a lg sobre o problema do 4k em modelos como o la9650 e que estava esperando uma posição da empresa, não haverá posição , porque a LG enganou consumidores e vão continuar enganando com respostas padrão com intuito de ganhar tempo e cair no esquecimento . A empresa não tem solução para o caso e responde cada um com respostas prontas , não espere muito da LG Orlando , eles não vão te responder.

  • Bom dia!

    Alguma novidade sobre os modelos de tvs, a sansung esta melhor que a Lg, Philips, Sony e Panassonic algum modelo interessante para o momento, ou devemos esperar mais?

  • Boa tarde!

    Acredito que tenha me expressado mal, gostaria de saber se a tv Philips ug6900 possuiu hdmi 2.0 e o codec h265, não esta especificado em seu manual, pode me ajudar?

    • Olá Mauricio, vamos ter que investigar. Quando tivermos a informação, divulgamos aqui. Abs. orlando

    • Mauricio, segundo a Philips esse TV é 4K e tem HEVC, mas não com HDMI 2.0 60P, ou seja, não tem capacidade para reproduzir os conteúdos do Netflix, por exemplo. Abs. orlando.

  • Obrigado, agora fiquei com dúvida como vou ver algum conteúdo em 4k devido ao HDMI existe alguma previsão de atualização as informações do manual ao menos pra mim esta difícil compreender.

    • Mauricio, com esse TV você vai conseguir ver vídeos em 4K gravados com câmeras, por exemplo. Ou fazer upconversion de programas de televisão (exibidos em resolução 1080i) ou de discos Blu-ray (1080p). Material da internet até pode ser assistido, mas como a quantidade de dados é muito grande surgirão travamentos. Por ora, não há previsão de atualização de nenhum fabricante. Abs. Orlando.

  • Mais uma vez muito obrigado excelente blog, temos que esperar mais um pouco por algo que realmente esteja preparado para a nova tecnologia, a falta de informações ainda é nosso principal desafio.

  • Minha tv é uma 4k 55 tela curva samsung. ela rodas todos os formatos existentes desde que tenha até 60 mbps. roda mp4 com codec hevc 265. a camera nx1 da samsung é a primeira agravar em h265 4k, seu video pode ser rodado direto na tv pois grava a 30mbps. Tome cuidado, a philips 4k roda em 30 frames, a LG roda em 60p mas em 8bits 4:2:0. Somente a sansung Pelo - curve em diante) roda Todos tipos de formatos, com todos os tipos de codecs (limitado a 60 mbps) com qualidade full 4k (4096x2160 e nao somente 3840x2160) á 60 fps e ainda 4:4:4 e 4:2:2 10 bits e 4:2:0 8bits.
    Futuramente os blurays 4k rodaram 60mbps h265 e a 100mbps, poderás entao rodar h265 se sua tv não à tiver.
    Porém estará limitado a entrada de 8bits 4:2:0, que tem uma diferença absurda de qualidade á 4:4:4 (sem compressão)

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

22 horas ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

6 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago