Categories: Uncategorized

TV 4K: é ou não é?

Vários leitores têm questionado sobre os TVs 4K que foram lançados no Brasil há cerca de dois anos. A dúvida mais comum está na capacidade de receber sinais da internet em 4K, como é o caso da Netflix. Depois de conversar com alguns fabricantes e verificar a literatura a respeito (o assunto ainda é muito recente), vamos tentar esclarecer.

Os primeiros TVs UHD, lançados no final de 2012, utilizavam o padrão de compressão H.264, também conhecido como MPEG4. Os modelos que chegaram a partir do final de 2013 já trazem o padrão H.265, ou HEVC (High-Efficiency Video Coding), bem mais avançado. A diferença está na velocidade de transmissão de dados sem perda: HEVC é 50% mais eficiente. Só com essa compressão é possível captar sinais 4K vindos, por exemplo, da TV a cabo – como aconteceu durante a Copa do Mundo, quando a Globosat (SporTV), transmitiu alguns jogos.

O mesmo vale para os sinais 4K disponíveis na internet: sem o codec HEVC, é impossível. É assim também com os media players UHD já lançados no Exterior, como o da Sony, e deverá acontecer também com os futuros players Blu-ray 4K. Como se sabe, ainda não é possível transmitir em 4K via TV aberta.

O problema é que isso tudo não foi devidamente explicado aos consumidores. Os fabricantes – e, é bom reconhecer, grande parte da mídia – ressaltaram as qualidades da Ultra-alta Definição, mas não deixaram claro que nem todos os TVs 4K são iguais. Pois é, quem comprou um dos primeiros modelos lançados no Brasil (das marcas LG, Samsung e Sony) veio a descobrir mais tarde que esses aparelhos não reproduzem Netflix em 4K, por exemplo. Para isso, há necessidade de uma atualização de firmware, alterando inclusive o conector HDMI dos TVs para a versão 2.0.

A LG – que lançou o modelo LA9650, em 55″ e 65″ – e a Samsung – com a linha F9000, nos mesmos tamanhos – anunciaram as atualizações para alguns países, mas não para o Brasil; a LG nos informou que “está estudando” o assunto. Já a Sony disse ter atualizado seus modelos 2013 para HDMI 2.0, embora com limitações (vejam aqui o teste que fizemos). Testamos também o modelo LG de 79″, já da “nova geração”, com codec HEVC 60P via HDMI 2.0, sobre os quais falaremos nos próximos dias.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Pois e Orlando, eles falaram muito da qualidade ultrahd nas propagandas e não mencionaram que os aparelhos precisam de atualizacao , já que os modelos 2013 (principalmente LG) não são em sua essência 4k de verdade, e agora tentam enrolar o consumidor pra ganhar tempo , estou na espera , mas não descarto uma ida a mídia (Celso russomano) e a justiça pra prevalecer meus direitos, valeu Orlando pela matéria , explica tudo.

  • Olá de novo , Orlando teste um modelo la9650 e tire as conclusões , para ficar bem claro, obrigado.

    • Olá Marcos, solicitamos o aparelho para teste já na época do lançamento. Mas eles não enviaram. Abs. Orlando

  • Sempre acontece isso. As pessoas compram, não se informam e pior, os vendedores nem sabem o que estão vendendo e como o fabricante não está nem aí para o cliente dá nessa barafunda toda.

  • Aprendi a duras penas que:"quem tem pressa come crú(e paga caro)".

    Comprei minha primeira plasma logo no início,paguei uma fortuna e a tv era uma bomba,decepção total...

    Logo que saíram DVD e Bluray fui dos primeiros a comprar e os aparelhos caríssimos,gigantes,pesados e de inicialização lenta(meu primeiro player de BD custou a bagatela de R$4500 e o HDDVD(comprei esse também)paguei R$2700 no mercado paralelo pois nem havia chegado ao Brasil ainda.

    Hoje me acho mais sábio pois aguardo algum tempo até aparecerem e serrem resolvidos os bugs das novas tecnologias e dos novos modelos(meu galaxy S5 esperei 4 meses após o lançamento,o aperelho é ótimo e paguei bem mais barato.

    Minhas plasmas Panasonic ainda me satisfazem muito.Vou aguardar ao menos 2 anos antes de pensar em 4K.

  • Olá , Bem e isso aí Orlando não vi testes com esse aparelho em lugar nenhum, por eles saberem das limitações da tv , eles não cedem para testes.Ate agora mais de duas semanas ainda espero um contato deles , eles precisam se posicionar, vão atualizar ou não para tomarmos as medidas cabiveis neste caso, valeu.

  • Os tais "early adopters", sempre que tentam ser os primeiros, acabam servindo de cobaias aos lançamentos de tecnologia para benefícios daqueles que tem a "santa paciência" de esperar que todos os problemas subsequentes, naturais da indústria de consumo (carros, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, etc), sejam devidamente resolvidos até que o produto esteja "maduro" o suficiente para consumo amplo. Quem está acostumado com a excelente imagem de um TV de Plasma igual à minha 65VT50b (ou 60b) ou da última Samsung 64F8500 (sem falar nas veneradas KURO que não existem no Brasil) certamente não vai ter a pressa insana de comprar uma TV 4K, principalmente se for da atual tecnologia LCD/Leds. Vão esperar as OLEDs 4K ficarem "amadurecidas", tanto na qualidade quanto no preço, para aí sim fazerem um "negócio da China"...

  • prezado, muito providencial esse seu post: voce falou num dos assuntos que mais está sendo comentado, sobre 4k, nas redes.
    Só faltou mencionar que o problema se agrava quando o manual das tvs lg 55la9650 e 65la9650 diz, claramente e com todas as letras, que esses modelos seriam compativeis com o codec h.265. posso até citar a página: 20/21. O mesmo manual ainda cita que existiria um "kit de atualização" - criando, em qualquer um que ler o documento, a clara expectativa de que, ainda que se descobrissem EVENTUAIS casos de incompatibilidade, a pertinente solucao da atualização resolveria esses problemas.
    Pior ainda é considerar que, mesmo diante de todas as criticas por ter colocado no mercado um produto caro e extremamente limitado justamente quanto à principal caracteristica que o diferenciava dos demais (ou que sempre foi anunciado como tal), a LG continua divulgando as mesmas informacoes genéricas e enganosas, de uma compatibilidade que, simplesmente, nao existe - seja através de seu próprio site e dos documentos ali existentes, seja através de seus revendedores. Ou seja, outros consumidores ainda estao sendo induzidos ao mesmo erro.
    Como é notorio para qualquer um que já descobriu o engodo (por exemplo, os consumidores irresponsavelmente lesados e quem discorre sobre o assunto), todos os fabricantes que tiveram o mesmo problema já o resolveram - mas apenas a LG se mantém inerte (mesmo já havendo o kit disponivel em outros países - limitando-se, quando muito, a tentar ganhar tempo, apenas repassando todas as já inúmeras reclamacoes sobre o problema, para um "outro setor".
    Daí, os consumidores ficam se perguntando: como uma empresa multinacional, com tamanho alcance, pode se permitir uma pisada de bola como essa, e um descompromisso de tamanha monta - justamente em relação ao Brasil, que possui um dos maiores mercados consumidores do planeta? Como poderemos, a despeito dos fatos, continuar confiando nessa marca?

    • Olá Pedro e demais leitores preocupados com essa questão da LG. Já questionamos a empresa e estamos aguardando uma posição oficial. Assim que a tivermos, publicaremos aqui, OK? Abs e obrigado pela paciência. Orlando

  • Olá gostaria de saber sobre essa televisão da lg de 49 polegadas a850 4k 3d com webos, se ela realmente é 4k e vale a pena?

  • muito boa a discussao. O que os consumidores brasileiros nao entendem é o que custa para uma multinacional como a LG (que produz tvs aos montes e inclusive já até lançou novos modelos de uhd, com firmware adequado) criar um processo em que os clientes dos 4k defasados, atraves das proprias assistencias tecnicas espalhadas pelo brasil, ao menos possam ter a placa da tv trocada por uma que realmente reproduza o 4k no mesmo nivel das tvs atuais que ela já fabrica, com hdm 2.0. Só ela pode fazer isso, mas nao toma nenhuma atitude. O custo com o desgaste da imagem da marca LG, com certeza, provavelmente será irrecuperável. As minha proximas tv, por exemplo, com certeza nao serao LG, pois eu nao compro de quem nao respeita o cliente, e nao tem compromisso nem com a informação que publica nos proprios manuais de seus produtos. As concorrentes já acordaram pra isso, mas ela, nao...

  • Boa tarde!

    Achei este blog por acaso, e me deparei com uma dúvida curto a inovação tecnológica principalmente com games tenho o ps3 e ps4 e gostaria de uma boa tv para jogar, atualmente tenho uma lg full hd.
    Recebi uma propaganda da 4k lg 830049ub, ou outro modelo 4k, mas lendo o blog fiquei na dúvida e procurei outro modelo e achei a 48h8000 e me parece um boa para o que e quero alguém poderia me ajudar nesta compra tendo em vista o grande valor que deverei desembolsar?

1 2 3 9
Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago