Categories: Uncategorized

O lucro da Sony e a polêmica de Hollywood

Quando a fase é ruim, até as boas notícias ficam em segundo plano. Há duas semanas, a Sony Corporation divulgou sua mais atualizada previsão para o ano fiscal que se encerra em março, com um dado otimista – depois de anos, a divisão de TVs terá lucro (detalhes aqui). No entanto, parece difícil reverter o estrago causado pelo filme The Interview, e a decisão da Sony Pictures de cancelar o lançamento, criticada até pelo presidente Obama.

A notícia de hoje (terça-feira) é que o estúdio voltou atrás e irá mesmo exibir o filme, nos EUA, no próximo fim de semana. Claro, depois de toda a polêmica “todo mundo” está querendo ver se a produção justifica o estardalhaço. Para quem não tem acompanhado, trata-se de uma comédia sobre um suposto plano da CIA para assassinar o ditador da Coreia do Norte. Ao anunciar o lançamento, a Sony viu seus computadores serem atacados por hackers, com ameaças que incluíam atentados nos cinemas onde o filme fosse exibido. Quase todas as redes de cinema americanas desistiram do lançamento, levando o estúdio a cancelar tudo.

Segundo a CIA, os hackers atuaram a serviço do governo norte-coreano, que por sua vez desmentiu a conexão. Obama acusou o país de apoiar o terrorismo, e pronto: o filme ganhou muito mais manchetes e espaço nas mídias do que seus produtores jamais imaginaram. Há até quem suspeite que tudo não passou de uma armação promocional, e não dá para duvidar disso. Só falta agora o filme ser um campeão de bilheteria.

Porém, a Sony Pictures – e por extensão a marca Sony – saem irremediavelmente afetadas. O custo para eliminar os efeitos do episódio com certeza será maior do que qualquer superprodução hollywoodiana. E deve anular os mirrados lucros obtidos com a venda de TVs.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

12 horas ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

4 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

4 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago