O fato de quatro dos maiores fabricantes (Sharp, Sony, LG e Samsung) estarem adotando a tecnologia QD, como mostraram na CES, é altamente significativo. É bom lembrar que, com exceção da LG, nenhum deles aderiu ainda ao OLED, tido como “o futuro dos displays”. Alguns resenhistas americanos, mais afoitos, já escreveram que os TVs com QD são “melhores que os OLED”. Difícil de acreditar.
O que sabemos é que a indústria como um todo precisa mesmo de uma nova tecnologia para sair da armadilha causada pelo 4K, cuja guerra de preços está afetando os balanços financeiros de todos os fabricantes, sem exceção. Pelo que conseguimos apurar, mesmo sendo uma tecnologia cara (a patente é da americana QD Vision), os paineis Quantum Dot ainda são mais baratos de produzir que os OLED.
Este ano, provavelmente veremos vários desses TVs no mercado brasileiro e, aí sim, poderemos tirar a prova sobre seu desempenho. Já se sabe, no entanto, de um detalhe negativo: os nanocristais contêm cádmio, material que havia sido abolido em quase todo o mundo devido aos danos que causa ao meio ambiente.
Segundo o site Korea Times, a Samsung já fez até um acordo com a gigante americana Dow Chemical para desenvolver os paineis sem cádmio. Um portavoz da empresa coreana afirmou que seus futuros TVs QD não terão esse componente. A conferir.
Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
View Comments
Mas a Sony ja nao usa o Quantum Dot ha 2 anos, com modelos lancados no Brasil?... Eles chamam a tecnologia de "triluminos"... Novidade é as outas marcas passarem a usar TAMBEM.
Verdade, Rubens, a Sony já adota. Talvez não tenha sabido dar o devido destaque a essa inovação. Abs. Orlando