Categories: Uncategorized

A saída para os japoneses

Na semana passada, complementando informações divulgadas durante a CES, fontes da Sony revelaram que a empresa planeja uma grande reestruturação este ano. Diante de mais um ano fiscal de prejuízos (estimados em US$ 1,9 bilhão), o CEO Kazuo Hirai anunciou “drásticas reformas” nas divisões de TV e mobilidade – mais detalhes estão neste artigo, traduzido do The Wall Street Journal.

Mas o problema não afeta somente a Sony. Toda a indústria japonesa está diante desse enorme desafio, que é trazer o país de volta aos tempos de liderança mundial em tecnologia. Panasonic, Sharp, Toshiba e outras gigantes japonesas estão na mesma situação, e até o governo do país está empenhado em ajudá-las. Mas como?

Analistas citados pela agência de notícias Reuters comentam que, nesses grupos, até a hipótese de vender a divisão de TVs está sendo considerada, embora hoje isso represente quase uma heresia. A questão se agrava quando os executivos fazem as contas e descobrem que nem essa medida extrema pode ser solução. Os possíveis compradores talvez não queiram ficar com todos os ativos, e os custos para a imagem das marcas podem ser desastrosos.

“Hoje em dia, qualquer um é capaz de produzir TVs”, resume o CEO da Panasonic, Kazuhiro Tsuga, ao analisar as dificuldades. “E isso acontece também com smartphones”, acrescenta, garantindo que sua decisão de focar em segmentos mais rentáveis – como eletrodomésticos de alto padrão e sistemas inteligentes para automóveis – vem dando certo.

No entanto, assim como seus colegas das outras gigantes, Tsuga terá que mostrar isso no balanço financeiro do ano fiscal, que termina em março.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago