Categories: Uncategorized

Amazon vira produtora de cinema

A previsão de que as empresas de internet irão dominar o mundo aos poucos vai sendo confirmada. Google, Facebook, PayPal, Netflix etc. já são verdadeiros monstros, mas a notícia deste início de semana vem da Amazon. A maior loja virtual do planeta acaba de anunciar que ainda este ano irá lançar produções próprias para cinema e reduzir a janela de lançamento nas mídias digitais.

Hoje, por imposição dos estúdios e das grandes redes de exibição, um filme só é liberado para lançamento em vídeo (incluindo mídias físicas e digitais) alguns meses após ter esgotado seu ciclo nos cinemas. Essa é uma regra de ouro da indústria cinematográfica, que assim consegue ganhar duas vezes com o mesmo produto. A Amazon ameaça quebrar esse esquema.

Nos EUA, o serviço Instant Video, da Amazon, é o terceiro mais acessado (atrás apenas de Netflix e Hulu). O plano é lançar 12 produções próprias por ano, com orçamentos entre 5 e 25 milhões de dólares (pouco, para o atual padrão de Hollywood). Esses filmes estariam no Prime Instant Video um ou dois meses após a estreia nos cinemas (a média, hoje, é de seis a oito meses).

Na verdade, a Netflix já tinha anunciado planos semelhantes. Depois do sucesso de suas séries, notadamente House of Cards e Orange is the New Black, a empresa vem fazendo vários acordos com produtoras independentes e quer aumentar a oferta de conteúdos exclusivos este ano. Mas a Amazon vai além: está contratando diretamente diretores/produtores de peso, como Woody Allen e Steven Soderbergh, para distribuir seus próximos filmes por esse canal.

Mais: a empresa está abrindo espaço para produtoras independentes que não encontram espaço em Hollywood. Criou até uma plataforma online, onde o público pode ver trechos de novas produções (ainda não concluídas) e votar nas suas preferidas. Naturalmente, as mais votadas terão preferência para futuro lançamento. Aliás, a Amazon acaba de ganhar o Globo de Ouro por sua produção Transparent.

Se a estratégia der certo, será uma reviravolta em toda a cadeia de produção de filmes e vídeo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Sou roteirista e tenho um roteiro prontinho para vender. E posso criar e escrever roteiros de acordo com a vontade do produtor. Sou criativa, amo escrever e se quiser, me contratar para escrever e enviar via internete (e-mail) faço também. Em resumo, vendo o roteiro na hora de gravar, escrevo de acordo com o pedido do produtor, escrevo novelas, séries para cinema e tv... Por favor, entre em contato se precisar do meu trabalho.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

16 horas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago