Categories: Uncategorized

QD pode ser a saída para o LCD

Na época da CES, abordamos aqui a tecnologia QD (Quantum Dot; alguns vêm traduzindo como “pontos quânticos”), que começa a ser adotada por vários fabricantes de TVs. Na Feira, as principais marcas fizeram demonstrações indicando que a novidade estará nas linhas 2015. “Novidade”, claro, é força de expressão: a Sony já utiliza esse tipo de painel desde 2013.

Utiliza, mas nem todo mundo ficou sabendo, já que a empresa pouco explorou essa inovação. Trata-se de uma película de nanocristais que se aplica sobre o painel interno do TV; essas partículas são ultra-sensíveis e, conforme os impulsos elétricos, reproduzem luz de alta intensidade, aumentando a dinâmica das cores, que se tornam mais naturais e vibrantes.

A Sony chamou esses painéis de Triluminous, e cada fabricante adotou uma nomenclatura: na Sharp, Beyond 4K; na Samsung, SUHD; e, na LG, Color Prime. Segundo a consultoria DisplaySearch, tudo isso para chegar próximo da performance dos TVs OLED. Estes são considerados ainda imbatíveis em termos de cores, contraste e profundidade de imagem, porque emitem a própria luz, dispensando o painel de backlight. Isso, até o momento, ninguém conseguiu com a tecnologia LCD.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Olá Orlando Barrozo.

    Se a tecnologia QD está entrando para disputar de frente o mercado com a tecnolgia OLED , que fique essa briga entre eles !!
    Eu acompanho a anos as matérias publicadas com muito contéudo pelo Senhor e no site Hometheater.com.br e pela revista HomeTheater e não vou abrir mão de maneira alguma , deixando de ouvir profissionais como a sua pessoa quanto a minha escolha quando o assunto é a compra de um novo televisor ou outro eletrônico !!
    Bem quando falo em tv falo em qualidade de imagem e muitas vezes já tive essa informação ; "oled são inbativeis em termos cores, contraste e profundidade de imagem" .
    A minha proxima escolhe será um OLED e se fosse de comprar hoje seria a recente lançada na CES , da marca LG de 77 polegadas . Sou fã da marca panasonic mas infelizmente vem de vagar !
    Abraço a todos e fiquem com Deus .

  • So para eu mesmo confirmar: OLEDs emitem a própria luz, mas, ainda assim, as imagens saem escurecidas, porque o OLED nao tem tanto brilho quanto o LED (tanto que nao é possivel ainda usar OLED para iluminacao, no maximo para paines decorativos)... E, ate onde sei, o qDOT "reforça" ainda mais esse brilho. Ou seja, pelo que eu entendi, um televisor qDot-LED versus um televisor OLED, mantem o velho problema das LED vs Plama: falta brilho na plasma/OLED, enquanto brilho é o ponto alto das LED/qDot-LED.

    Se isso for mesmo verdade e a qDot-LED apresentar melhor brilho que as OLED, entao como os qDot trazem mais contrate e melhora as cores do painel LCD-LED, entao é de se esperar mesmo que uma qDot-LED rivalize com uma OLED, sem o inconveniente do altissimo custo das OLEDs.

    Quem ja comparou uma ao lado da outra confirma?

  • Orlando, li numa matéria na internet que essa tecnologia será responsável pela queda nos preços das TVs 4k.
    Essa afirmação procede?

  • Fico com pena mesmo é das TVs de Plasma que oferecia qualidade similar as OLEDs e com a vantagem nos preços serem muito mais acessíveis. Mas pesou a questão lucro e as LCDs LEDs venceram o páreo.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago