Categories: Uncategorized

Áudio sem fio, a bola da vez

No rastro dos dispositivos portáteis, os fabricantes de áudio estão embarcando no mundo sem fio. Até os do segmento high-end, que ainda há pouco tempo condenavam o não-uso dos cabos. Já citei aqui uma frase de Noel Lee, fundador da Monster Cable: “Tudo que se faz sem fio é possível fazer muito melhor com fio.”

O problema é que, na vida prática, nada supera os produtos wireless em termos de conveniência. Recentemente, a Denon demonstrou para revendedores, num evento em São Paulo, a linha HeOS (foto). São caixas acústicas portáteis e sistemas compactos que transmitem som de ótima qualidade para vários ambientes, usando a rede Wi-Fi da própria casa. Segundo a empresa, esse é o setor que mais cresce atualmente na indústria de áudio mundial: 121% no ano passado, contra 23% dos conjuntos integrados de home theater.

Uma das principais responsáveis por esse sucesso foi a empresa americana Sonos, que produz na China e vende nos principais países seus sistemas compactos para streaming de áudio sem fio. Hoje, detém cerca de 80% do mercado mundial. Quase três anos depois de lançado esse aplicativo, há uma corrida dos fabricantes para repicar o êxito nos países onde a Sonos ainda não está oficialmente presente, caso do Brasil.

HeOS significa Home Entertainment Operating System, ou seja, um sistema operacional (portanto, baseado em software) voltado à reprodução de áudio e vídeo em casa. Diz a Denon que os demais fabricantes erraram ao entrar nesse segmento, já que a Sonos é basicamente uma empresa de software. A japonesa preferiu adquirir um desenvolvedor e oferecer uma solução multiroom, totalmente sem fio. Cada membro da família pode, pelos seus tablets e/ou smartphones, controlar e ouvir música de modo independente, acessando os serviços de streaming disponíveis; ou transmitir arquivos pessoais pela casa, via USB ou entrada AUX. A distribuição é da Suonare.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago