Categories: Uncategorized

Dolby Atmos: novidades no mercado

 

 

A propósito de áudio, aos poucos o mercado brasileiro vai tendo acesso às novas soluções em Dolby Atmos, o software desenvolvido pela Dolby Labs para ampliar a sensação de envolvimento surround. Na semana retrasada, acompanhamos em São Paulo o lançamento da Definitive Technology, marca que pertence ao grupo californiano Sound United (também dono da Polk Audio). E uma das principais atrações foi o Módulo Atmos 60, que pode ser montado sobre a torre BP8060ST, como na foto.

Como já explicamos aqui, Dolby Atmos é, na teoria, uma ótima ideia. O som realmente se espalha melhor no ambiente, especialmente nas áreas altas, e isso em home theater pode fazer uma boa diferença. Para ser plenamente percebido, porém, o efeito requer a instalação de pelo menos uma caixa acústica no teto. Módulos como o A60, da Definitive, servem para simular essa sensação quando não é possível utilizar o teto. Parte das ondas sonoras é rebatida e volta para os ouvidos, complementando a ambientação surround.

A distribuidora Chiave, agora responsável pela marca americana no Brasil, promete um trabalho ativo de demonstração em lojas especializadas, o que sem dúvida é essencial para que os usuários percebam esses benefícios.

Importante: para reproduzir Dolby Atmos, é necessário contar com um receiver ou processador compatível. Já tínhamos no mercado modelos da Onkyo, Yamaha e da Denon, e agora estão saindo os da Integra, outra marca japonesa. Ou seja, é uma tendência que veio para ficar.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago