Categories: Uncategorized

Áudio digital hi-fi, dos anos 70

Não é pouca gente que tem saudades dos aparelhos antigos. Existe na internet uma série de sites e blogs dedicados ao assunto. O problema é que, na maioria dos casos, os itens sobreviventes só servem para ser olhados. Tristemente, não funcionam mais. E, no mundo digital de hoje, é raro alguém lembrar que existiram. Pois agora a empresa americana iFi decidiu satisfazer os fãs: colocou circuitos e componentes de última geração em peças de visual retrô.

A da foto, por exemplo, chama-se Retro Stereo 50: um integrado valvulado de 25W que, ao lado do amplificador classe A (incluindo estágio de phono), traz uma série de recursos digitais. Por trás da aparência de um Marantz anos 70, temos detalhes como um conversor DAC compatível com sinais PCM (de até 768kHz) e DSD (usado nos discos SACD); filtros para arquivos com taxa de amostragem de até 192kHz; ajuste de graves para fone de ouvido; entradas USB, coaxial e óptica; e capacidade para áudio sem fio, via Bluetooth ou NFC.

Até a prestigiada revista The Absolute Sound está saudando a novidade. Para formar o conjunto, a iFi lançou uma linha de caixas do tipo monitor que, não por acaso, lembra as JBL da mesma época.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago