Categories: Uncategorized

Automação atrai até os gigantes

Já se sabe que os grandes fabricantes de eletrônicos estão com os olhos voltados para o segmento de automação residencial. Comentamos o assunto aqui algumas vezes, principalmente quando nos referimos a eventos como IFA, CES e CEDIA Expo. Nas edições recentes dessas feiras, empresas como LG, Samsung, Sony, Philips e Panasonic mostraram como pensam atuar nesse setor.

Na semana passada, duas gigantes na produção de eletrodomésticos – as alemãs Bosch e Miele – anunciaram que também estão embarcando na tendência. A primeira se uniu ao consórcio Z-Wave para lançar paineis de parede sem fio, voltados à segurança de casas, escritórios e condomínios. Já a Miele apresentou, numa feira em Berlim, um forno de microondas que pode ser acionado até via celular, utilizando o software Azure, da Microsoft.

O fato de Apple, Google, a própria Microsoft e diversas operadoras de telecom (sem falar nas empresas especializadas em automação, como AMX, Crestron, Control4, Savant etc.) também estarem propondo soluções automatizadas vai na mesma linha. O principal problema é que ninguém até agora apresentou uma plataforma ao mesmo tempo aberta e confiável. Quase todas as empresas falam, por exemplo, em IoT (Internet das Coisas), mas sempre de modo abstrato, longe da compreensão do usuário leigo.

Não por acaso, a maioria dos consumidores está confusa – e também muitos profissionais do setor, como se vê neste artigo. O que todo mundo busca é praticidade e conveniência, a um custo razoável. Quem oferecer isso primeiro ganha o mercado. Vale a pena ficar de olho.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Caro Orlando
    Uma coisa me intriga nessa aparente indefinição dobre a IoT..... Sempre vejo falar sobre qual protocolo será adotado para um "padrão", mas pouquíssimo se fala sobre o tão popular wi-fi. Tem algo de errado com ele?
    Grande abraço

    • Olá Jorge, o que acontece é uma disputa entre donos de patentes. Wi-Fi é a tecnologia sem fio mais popular hoje, mas isso não quer dizer que não possa ser superada no futuro. Cada grupo de empresas defende seus interesses. Para o consumidor, seria mais fácil se todo mundo usasse apenas um padrão, mas na prática não é isso que acontece, infelizmente. Abs. orlando

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

7 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago