Categories: Uncategorized

TV paga sofre com a economia

Até o ano passado, o segmento de TV por assinatura se destacava na paisagem: chegou a ter crescimento de 30% num único ano (2011) e quase repetiu a dose no ano seguinte (27%). Enquanto isso, a economia como um todo (o famoso PIB) ia girando em falso. Em 2014, enquanto o país cresceu perto de 0%, a venda de pacotes de TV ficou em 8%, ótimo resultado.

Mas 2015 traz uma nova realidade. A se manterem os números do primeiro trimestre, cenário mais provável, o crescimento ficará abaixo de 5% no ano. Foram apenas 188.297 assinaturas vendidas de janeiro a março, contra cerca de 435 mil no mesmo período do ano passado. Na verdade, a conta não é exata: esses números indicam o aumento geral do número de domicílios atendidos e registrados na Anatel, ou seja, o total de novas assinaturas menos aquelas que foram canceladas.

O problema é que houve uma retração no final do ano: o número de assinantes simplesmente diminuiu em dezembro (queda de 237.000 assinaturas) fenômeno completamente fora da curva. A média mensal, que era de aproximadamente 170.000, despencou para 124.000. E, nos primeiros três meses de 2015, foi de 62.000. Em março, havia menos famílias utilizando o serviço do que em novembro!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Cabe a elas, (TVs paga) nesse momento de crise, oferecer mais variedades sem custos para o assinante!

  • É hora de mimar os assinantes que ficaram. Fazendo novas promoções para os antigos assinantes pois para os novos já existe a promoção. É hora de fidelizar os que ficaram.

  • Cabe aos assinantes partirem para outras formas de consumir tv que nao envolvam depender das transmissoes da tv aberta e nem da tv paga tradicionais.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

13 horas ago

TVs Miniled e a questão do brilho

  Semanas atrás, comentávamos aqui sobre os exageros dos fabricantes na especificação de luminosidade das…

5 dias ago

Panasonic, quase dizendo adeus

                  O que se pode depreender quando…

4 semanas ago

DeepSeek e a nova Guerra Fria

  Antes até do que se previa, a Inteligência Artificial está deixando de ser uma…

1 mês ago

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

1 mês ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 meses ago