Categories: Uncategorized

Quem é o “novo” telespectador

A Viacom, um dos maiores conglomerados multimídia do planeta, divulgou na semana passada um interessante estudo sobre as mudanças de comportamento dos usuários. O levantamento foi feito em 14 países (Brasil incluído), com um total de 10.500 entrevistas, e mostra como as pessoas acessam hoje seus conteúdos preferidos, como descobrem novos conteúdos e como se relacionam com suas diversas telas; incrível, mas o conceito de “segunda tela” parece que já ficou obsoleto.

A principal conclusão, nada surpreendente, é que a maioria continua dando prioridade aos conteúdos próprios da televisão, ainda que às vezes usando para isso a internet. “Nunca se assistiu tanta televisão”, resumiu Christian Kurt, vice-presidente da VMNI (Viacom International Media Network) e coordenador da pesquisa. “A questão é que agora precisamos redefinir o conceito de televisão.”

Nos próximos dias, daremos mais detalhes sobre a pesquisa, cuja íntegra, em inglês, pode ser lida aqui (há também um resumo disponível neste vídeo). Importante: o trabalho se limita a pessoas com idade entre 6 e 34 anos. Apenas para focar no mercado brasileiro, onde foram ouvidos 750 usuários, segundo a Viacom, notem que:

*Entre os brasileiros, 66% acham que a qualidade da programação em geral “nunca esteve tão boa”;

*Com o fenômeno das redes sociais, o assunto “televisão” é o mais comentado, segundo 78% deles;

*Esses entrevistados possuem, em média, cinco dispositivos para acessar conteúdos de vídeo, entre tablet, smartphone, computador, laptop, console de jogos, TV smart, iPod Touch, DVD player e aparelhos de streaming; não fica claro que aparelhos seriam esses, mas supõe-se dispositivos do tipo Apple TV e similares; a pesquisa não menciona “receptores de TV paga”, mas é óbvio que esse item está incluído;

*Para 71% dessas pessoas, os serviços de VoD são os mais utilizados, vindo a seguir os sites dos próprios canais (58%), os SVoD (serviços de assinatura on-line, com 56%) e os gravadores DVR (54%).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago