Categories: Uncategorized

Blu-ray 4K, cada vez mais perto

Na IFA, encerrada esta semana em Berlim, a Samsung exibiu sua versão do player Blu-ray 4K – a Panasonic tinha feito o mesmo na CES, em janeiro. A diferença é que, enquanto os japoneses o tratavam como “protótipo”, os coreanos falam em lançar no aparelho no início de 2016. Já têm até um preço estimado: em torno de 500 dólares nos mercados americano e europeu.

Para esses e outros fabricantes, não há mais dúvidas de que o mercado para 4K existe. Vide as vendas crescentes de TVs desse tipo pelo mundo afora (detalhes aqui). Só que não adianta lançar um player se não há discos para tocar nele. A Samsung diz estar resolvendo o problema através de acordos com produtoras de cinema. Seu player virá acompanhado de um pacote de filmes em 4K da Fox: Exodus: Deuses e Reis, X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, Wolverine, Planeta dos Macacos: O Confronto, A Culpa é das Estrelas, Tiras: Só que Não, Mulheres ao Ataque, Quarteto FantásticoKingsman: Serviços Secretos.

 

Sim, é pouco, e a própria Fox anunciou na feira que está preparando mais. A parceria envolve também a Western Digital (WD), fabricante de dispositivos de memória como o My Passport, que agora pode ser adquirido em versão UHD, com capacidade de 1 Terabyte. Ao adquirir o aparelho, o consumidor já recebe os filmes pré-gravados. Mas só poderá assisti-los num TV Samsung. A qualidade, dizem todos, será a mesma do Blu-ray, inclusive com a codificação HDR, que melhora o contraste e a reprodução de cores.

O player UBS-K8500, da Samsung, tem design curvo para acompanhar os TVs dessa marca e, segundo o fabricante, será o primeiro com saída HDMI 2.0a, necessária para trafegar sinais HDR.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 dia ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago