Para se ter uma ideia, até cinco anos atrás a líder do ranking era a Coca-Cola, hoje terceira colocada. Na virada do milênio, dominavam a lista marcas como McDonald’s, Gillette, Marlboro, Colgate e Avon (as três últimas nem mais figuram entre as 100 Global Brands). Interbrand é uma consultoria pertencente ao grupo americano Omnicom. O ranking foi criado na década de 1970 e acabou virando referência para todo o mercado publicitário e financeiro. Estar entre as 100 significa valorização para qualquer empresa, assim como cair no ranking provoca quase sempre queda no valor das ações.
Oficialmente, são três os critérios de escolha: faturamento, grau de influência e fidelidade do consumidor. Só entram empresas abertas e com cobertura global: pelo menos 30% das vendas têm que vir de países diferentes daquele onde fica a sede, e é necessário estar presente em pelo menos três continentes. Além de Apple (com valor de mercado estimado em US$ 170 bilhões, 43% mais que no ano passado) e Google (US$ 120 bilhões), outras marcas tecnológicas indicadas são Microsoft (4° lugar), IBM (5°), Samsung (7°) e Amazon (10°) – esta pela primeira vez atinge o “top ten”.
Entre as marcas de eletrônicos de consumo, seguem-se Intel (14°), HP (18°), Facebook (23°), eBay (32°), Canon (40°), Philips (47°), Sony (58°), Panasonic (65°), Adobe (68°), Paypal (97°) e Lenovo (100°). Vejam aqui a lista completa, com o valor de mercado atribuído a cada marca.
Vale notar que a Volkswagen caiu quatro pontos em relação ao ano passado (35° lugar), e deve cair bem mais em 2016, após os recentes escândalos. Marcas valem muito, mas precisam ser bem cuidadas.
Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
View Comments
> "Entre as marcas de eletrônicos de consumo (...), Facebook (23°)"...
.
Facebook é marca de qual eletronico de consumo?...