Categories: Uncategorized

Blu-ray 4K chega mesmo este ano

A Panasonic confirmou na CEATEC, feira de tecnologia que aconteceu semana passada no Japão, o lançamento do primeiro player Blu-ray para discos 4K. Chega em novembro ao mercado japonês, mas convém não se animar muito: a empresa anunciou que produzirá poucas unidades e que o preço final estará na casa de US$ 3.300!

Os visitantes da feira puderam ver de perto o aparelho (mod. DMR-UBZ1), embora ainda sem demonstração. É diferente daquele que havia sido mostrado na CES, em janeiro. A Samsung também chegou a exibir um protótipo na IFA, com previsão de lançamento em 2016. Já a Panasonic garante que colocará pelo menos 500 unidades nas lojas japonesas a partir do próximo dia 15, mesmo sabendo que quase não existem discos Blu-ray 4K. Além de tocar discos convencionais, o player possui memória interna de 3Terabytes, que permite gravar sinal de TV em 4K (no Japão, já existem canais transmitindo conteúdos desse tipo).

Não por acaso, a Panasonic exibiu em seu estande três modelos de filmadora 4K e uma nova linha de cabos HDMI, compatíveis com taxa de transferência (bit-rate) de 18Gbps.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Melhor que nada, mas... Parece que não vai mesmo chegar ao mercado que importa este ano (mercado americano)... :-(

  • Olá Senhor Orlando Barrozo.

    Como sou um admirador quanto ao assunto qualidade de imagem e audio , eu sinceramente tenho em meu pensamento no futuro bem próximo mudar todo meu sistema de home para 4k . Recentemente a panasonic lançou na IFA seu televisor oled 4k chamado de TX-65CZ950, o modelo tem tela curva 4K Ultra HD (3840x2160) ,mas o preço ainda impossivel super salgado . Esse blu ray se casaria muito bem com o TV ,mas o problema é saber se virá para o Brasil também , pois dizem que nem esse tv oled 4 , virá ao nosso país .
    Sou fã da marca panasonic ,mas não entendo Senhor Orlando porque a empresa não tem tanto interesse em nos atender aqui no Brasil.
    Saudações.
    JOSÉ CARLOS

  • José Carlos, vender produto acima de top em país de Terceiro Mundo, ainda por cima em crise?... Penso como a empresa, os poucos afortunados que podem pagar por esse tipo de coisa no Brasil, certamente podem importar.

  • Ola Orlando .

    Concordo plenamente com o Senhor e assino em baixo . Eu vou mais além : se o Brasil fosse um país de Terceiro Mundo tava bom demais ,somos na verdade de Quinto Mundo , com esses políticos em Brasilia que tem a mente envolvida apenas em ganância e afundando em corrupção ainda mais este lindo Brasil !!
    No fundo a panasonic tem suas rações em não acreditar no sucesso em vendas de seus produtos neste Brasil que tem um povo trabalhador , honesto e sofredor .

    Aproveito a oportunidade para desejar de imediato , ao Senhor Orlando e toda sua querida familia um feliz natal com muita paz e um ano novo 2016 com muita saúde e felicidades.

    JOSÉ CARLOS

  • Sem conteúdo em 4K, acho difícil esta tecnologia decolar! Os TVs HD, só fizeram sucesso por causa das transmissões digitais HD, TV à cabo e discos Blu-Ray l! Ter um TV 4K, com a promessa de termos aluns conteúdos nesta resolução é o mesmo que comprar um carro esportivo numa cidade com apenas ruas de terra! E esta história de que o equipamento faz up-skaling de conteúdo HD para 4K, é o mesmo que assistir um DVD em um TV HD: nunca terá a imagem igual a resolução nativa em HD 1080p !!

  • Olá Alvaro .

    Concordo contigo , comprar um TV 4k no momento mesmo caso , esses aparelhos venham a ter queda nos preço , so se for pra ficar de enfeite rsrs ...kkkk...... Neste Brasil em que o governo so vive com propagandas enganosas em algumas redes ,até hoje nem imagem digital FULL HD ,temos por completo na maior parte do país e imagina imagem Ultra HD , ai ai conversinha mole .

    Bem e vou mais : ter imagem 1.080 p somente se vc alugar um filme Blu ray e essa historinha enganosa de fazer Upscaling da imagem de um blu ray a um TV 4k , será apenas artificial , repito : artificial não cai nessa não !!
    Para aproveitar o máximo em qualidade de imagem os aparelhos tem que ser compativel um ao outro ,se for pra se ter uma imagem em 4k , tenhamos então os filmes Ultra HD, cabos HDMI compativeis ,TV 4k ,blu ray player etc .
    Somente assim vc irá aproveitar o máximo no seu investimento !!!
    Brasil é um país de quinto mundo e os governantes em Brasilia nem estão ai pra nós trabalhadores pois so querem seu voto e que vc pague todos os tributos o resto é troca de favores entres eles Deputados, Senadores , Presidente e outros em Brasilia , Eles somente terão interesse de imediato em começar a nos ofereçer imagem em 4k se ganharem algo em troca por debaixo dos panos .

    Está é minha colocação pessoal e concordar ou não é um direito de cada um , sabendo apenas respeitar um ao outro .
    Abraços .

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago