Categories: Uncategorized

Olimpíada 2016 terá recorde de canais

Aquelas imagens fantásticas que vemos em toda Olimpíada poderão ser exibidas novamente, no ano que vem, em pelo menos 20 canais de televisão. Só a Globosat prepara 16 deles, dedicados 24 horas por dia à cobertura dos jogos. Em princípio, não haverá transmissão em 4K – o Comitê Olímpico Internacional acha que não há demanda para isso. A preocupação do COI é que a cobertura do evento seja o mais ampla possível, chegando até a locais onde não há televisão. Para isso, o trunfo é criar um canal oficial dos Jogos Olímpicos, mas online.

No entanto, quem sabe a Globosat consiga repetir a proeza do Rock in Rio, quando exibiu shows em 4K (e com áudio Dolby Atmos). No caso da Olimpíada, apesar de ser um evento muito mais complexo, há condições técnicas para isso pelo menos nas cerimônias de abertura e de encerramento. Recentemente, Guilherme Saraiva, diretor de novas tecnologias da empresa, confirmou o acordo com as operadoras NET e Claro HDTV para levar ao ar 16 canais em HD durante o evento; não falou em 4K, mas sabe-se que na Globo trabalha-se com essa possibilidade. Não para TV aberta.

Embora já esteja utilizando equipamentos 4K em novelas e minisséries, a cúpula da Globo não acredita que esse padrão seja viável em sinal aberto. A Globosat vem sendo estimulada a fazer experiências com 4K visando o mercado de pay-TV e até já produz alguns programas com essa qualidade. Muitos, aliás, podem ser assistidos via internet, usando o aplicativo Globosat Play 4K (vejam como funciona, neste vídeo). A aposta é que irá aumentar a oferta de conteúdos em 4K, mas na internet, não na TV linear.

Como mostramos neste artigo, faz todo sentido.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago