Categories: Uncategorized

Skype, fora dos TVs smart

 

 

Quem tem um TV com acesso à internet já deve ter notado a chamada: a partir de junho, não será mais possível fazer ligações de vídeo via Skype usando esses TVs. É uma decisão muito discutível da Microsoft, que em 2011 comprou a empresa fundada em 2003 pelo sueco Niklas Zennström e pelo dinamarquês Janus Friis. Um ano antes, o serviço – primeiro a desafiar o domínio das operadoras telefônicas – estava sendo usado por mais de 600 milhões de pessoas mundo afora.

Na época, a compra – estimada em US$ 8,5 bilhões – foi tida como “uma loucura” do ex-CEO da Microsoft, Steve Ballmer, que três anos depois perdeu o cargo. Hoje, com dezenas de concorrentes (como Hangouts, FaceTime, Messenger, Viber, GoToMeeting e Uberconference, entre outros – veja aqui), o Skype não tem o mesmo apelo. Ainda assim, é muito útil a quem, por exemplo, tem parentes vivendo longe de casa e quer mantê-los em contato com a família toda. Foi, aliás, o que motivou todos os fabricantes a integrar o aplicativo em seus TVs smart.

Em comunicado divulgado na semana passada, a Microsoft anunciou que irá interromper o suporte ao Skype via TV, “convidando” os usuários residenciais a partir para a integração com serviços como Office e OneDrive. Quer dizer que não haverá mais atualizações e o aplicativo começará a travar; já para usuários corporativos, o Skype for Business seria aprimorado. Ou seja, a MS aposta que as pessoas estarão dispostas a pagar pelo uso de vídeo e que mais empresas se interessarão em adotar vídeo como ferramenta comercial.

Segundo o site especializado TechHive, a Microsoft tem pesquisas informando que a maioria das pessoas não quer se comunicar via tela grande para preservar a confidencialidade de seus contatos; tablet, notebook e principalmente smartphone seriam os meios preferenciais para isso. Vamos ver agora o que os fabricantes de TVs colocarão no lugar do Skype.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Eu sempre achei estranho essa historia de fazer chamada Skype atraves do televisor... Privacidade zero. Fora que a camera existente no aparelho acaba sendo mais um furo de seguranca, ja que ela pode acabar sendo controlada por alguem atraves da internet...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

24 horas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago