Categories: Uncategorized

NET com Claro, Vivo com GVT

Neste fim de semana, começou a campanha da América Móvil para comunicar a união entre as marcas NET e Claro. Juntando as duas, são quase 100 milhões de usuários de telefone, TV e banda larga. É bom lembrar que a Claro herdou a imensa rede da antiga Embratel, adquirida pelo grupo mexicano em 2005; a Embratel continua atuando em serviços de telefonia e redes, especialmente para empresas.

A partir de agora, clientes de NET e Claro vão começar a receber os mesmos tipos de ofertas e serviços conjugados. O grupo tem metas agressivas em toda a América Latina (leia-se: não deixar espaço para Vivo/Telefônica nem DirecTV/Sky/AT&T). E a crise brasileira, que afeta particularmente a Claro, é um desafio e tanto para a equipe de José Felix, presidente do América Móvil, que comandou a NET nos bons tempos do mercado.

Só para se ter uma ideia: em 2015, o número de celulares em uso no país caiu 8% (de 280 para 257 milhões), a primeira queda desde que essa tecnologia existe; e o número de domicílios com TV paga, que em 2014 era de 19,6 milhões, passou para 19,1. Como os acessos a banda larga aumentaram (de 24 para 25,5 milhões), conclui-se que menos gente está usando as redes; mas quem usa o faz com maior intensidade. Ou seja, é o refluxo da chamada Classe C, que fez o setor disparar entre 2008 e 2013. Mais detalhes podem ser vistos no site da consultoria Teleco.

Curiosamente, a junção NET/Claro acontece em paralelo com a incorporação da GVT pela Vivo, que somam cerca de 80 milhões de assinantes. A concentração é inevitável, num setor que exige tantos investimentos, e a longo prazo. Sobra pouco espaço para os concorrentes.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago