Categories: Uncategorized

TV paga dobra audiência em três anos

O número de residências com acesso à TV por assinatura não sobe, mas a audiência dos canais pagos nunca esteve tão alta. Uma pesquisa do Ibope Media, divulgada nesta sexta-feira pela ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), revela que no primeiro trimestre deste ano chegou a 2,2 milhões o total de pessoas sintonizadas nesses conteúdos; a audiência média era de 1,08 milhão de telespectadores em 2013. Vejam o gráfico:

Quem for verificar os dados oficiais da Anatel sobre venda de assinaturas pode se assustar. Com a crise, o total de domicílios atendidos era de 19,765 milhões em março do ano passado, e agora caiu para 18,952 milhões. Muita gente cancelou o serviço, ou não está conseguindo pagar a mensalidade. A maior queda se deu no segmento de satélite (DTH): eram 12 milhões de assinantes no primeiro trimestre de 2015, e este ano foram 10,9 milhões. As operadoras de cabo conseguiram aumentar sua participação, mas muito pouco (de 7,630 para 7,857 milhões), não incluídas aí as instalações com fibra óptica (FTTH), que somam 180 mil – estatísticas mais detalhadas estão no site da consultoria Teleco.

Tudo se explica, claro, pela economia: foi no DTH que se registrou o maior salto da TV paga no Brasil, nos hoje saudosos anos 2008-2012. A Classe C, e parte da Classe B, teve que dar um freio nas despesas domésticas. Mas, pelo visto, as programadoras não podem se queixar, pois estão roubando audiência da TV aberta. “O tempo de permanência do telespectador dos canais pagos vem crescendo a cada ano”, garante Roberto Nascimento, vice-presidente da Discovery e diretor da ABTA.

Junte-se a isso o fator mobilidade: operadoras e programadoras estão distribuindo cada vez mais seus conteúdos em plataformas móveis, e isso com certeza ajuda a manter a fidelidade do público.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

6 horas ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago