Categories: Uncategorized

As empresas mais inteligentes do mundo

Saiu uma das listas mais aguardadas de todo ano: as 50 empresas mais inteligentes (smart) do mundo, segundo a publicação Technology Review, mantida pelo MIT (Massachussets Institute of Technology). Vale a pena ver porque indica para onde sopram os ventos da inovação. Pode até ser que, daqui a anos, algumas delas nem estejam mais por aí, mas é fato que se aperfeiçoaram em inovar e, com isso, conquistar mais clientes. Alguns comentários sobre elas:

*Amazon lidera a lista, da qual não faz parte a Apple (16colocada em 2015). Há explicações e especulações. A empresa de Cupertino já não consegue inovar na mesma velocidade de antes, diz o site da Forbes. Além disso, perdeu espaço na China, onde praticamente foi proibida pelo governo.

*Já a Amazon, além de ser há cerca de 15 anos o site de compras mais acessado do mundo (o que exige inovar sempre…), tornou-se referência também como central de armazenamento de dados para corporações. Nos últimos dois anos, ganhou milhares de pequenos clientes corporativos ao redor do mundo. E criou um sistema de entregas por drones que, para muitos, é o futuro do e-commerce.

*Na lista das 50 smart, seguem-se Baidu, gigante chinesa de buscas; Ilumina, maior do mundo na área de sequenciamento de DNA; Tesla Motors, dos carros e baterias elétricos; Aquion (armazenamento de energia); Mobileye (sistemas inteligentes para segurança de veículos); 23andMe (quase faliu, mas conseguiu se recuperar graças a um ousado marketing direto: vende testes de DNA ao consumidor final); Alphabet, criada pela Google em 2015 para promover pesquisas sobre novas tecnologias; Spark Therapeuticals, espécie de consórcio entre laboratórios para desenvolver soluções em terapia genética; e a chinesa Huawei (10colocada), gigante das redes digitais.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

9 horas ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

4 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago